0
0
0
s2sdefault

Recepcionados pelos alunos da Escola de Educação Percussiva Wilson Café, representantes das entidades negras, órgãos oficiais e imprensa participaram nesta segunda (10) do lançamento da programação especial de Salvador para o mês da Consciência Negra.

Recepcionados pelos alunos da Escola de Educação Percussiva Wilson Café, representantes das entidades negras, órgãos oficiais e imprensa participaram nesta segunda-feira (10), no Espaço Cultural da Barroquinha, do lançamento da programação especial de Salvador para o mês da Consciência Negra. Este ano, as atividades resultam da ação articuladas das secretarias municipais da Reparação (Semur), da Educação (Smed) e da Fundação Gregório de Mattos e tem como tema "Salvador da Consciência Negra: uma agenda afirmativa".   

A titular da Semur, Ivete Sacramento, apresentou as principais atividades da programação. No dia 19, às 18h, será reinaugurado o Observatório Permanente da Discriminação Racial e LGBT, que vai funcionar no Clube de Engenharia, na Rua Carlos Gomes. Segundo a secretária, a estrutura foi totalmente reestruturada para ampliar sua atuação no acompanhamento nos casos de desrespeito e discriminação.  

A Prefeitura dará um apoio especial à Caminhada da Consciência Negra, que acontece no dia 20, em Ilha Maré, onde existe uma comunidade quilombola. Ivete Sacramento destacou ainda a Mostra Criativa Salvador Arte e Cultura Negra, que será aberta, às 15h, do dia 26, no Teatro Castro Alves, com trabalhos pautados na Lei 10639 relativa ao ensino da história e cultura afro-brasileira. 

“A mostra é fruto do Grupo de Trabalho composto pela Semur, Smed, e FGM, conselhos municipais das entidades negras e de educação que atuam em 11 coordenadorias da rede municipal de ensino, com participação de 9 mil estudantes. São diferentes trabalhos com diversas formas de impressão”, contou.   

Já no dia 28, encerram as inscrições para o Selo da Diversidade, cujo objetivo é sensibilizar a iniciativa privada para o combate ao racismo e promoção inclusão, qualificação e ascensão dos colaboradores de origem negra. A outorga do Selo da Diversidade Étnico-Racial será realizada no dia 11 de dezembro, às 18h, em cerimônia no hotel Monte Pascoal na Barra. “É importante ressaltar que essas ações resultam do trabalho de conscientização feito ao longo de todo ano pela Prefeitura de Salvador”, afirmou a secretária. 

Shows e espetáculos - Este ano, a Fundação Gregório de Mattos também ampliou sua programação voltada pela o mês da Consciência Negra. As atividades englobam uma série de espetáculos teatrais, shows, exposições e seminários. “A fundação não poderia ficar de fora de uma data tão significativa, por isso reunimos uma programação especial, com todos os eventos relacionados com a temática negra”, disse o presidente da FGM, Fernando Guerreiro. 

O Espaço Cultural da Barroquinha contará com uma série especial durante este mês, celebrando a cultura afrodescendente com shows, teatro, exposição e música. A Sala Mário Gusmão recebe o ator Antônio Pompeo com a Oficina de Interpretação Teatral e o espetáculo "Meia noite todos os gatos são pardos". O ator, natural de São José do Rio Pardo, em São Paulo, em 1954, iniciou no teatro aos 17 anos e participou de filmes e novelas como "Quilombo", "Sinhá moça", "Pedra sobre pedra" e "Mulheres de areia". Foi também diretor de Promoção, Estudos, Pesquisas e Divulgação da Cultura Afro-Brasileira da Fundação Palmares, ligada ao Ministério da Cultura do Brasil. 

A Galeria Juarez Paraíso, também localizada na Barroquinha, abrigará a Exposição Máscaras, uma homenagem ao centenário de Abdias Nascimento. As peças criadas pelos alunos da Escola de Educação Percussiva Integral são resultado de uma pesquisa da trajetória do grande defensor da cultura negra como ativista social, político, dramaturgo e artistas plástico. As máscaras, mandalas, pratos e esculturas foram produzidas com argila por vinte estudantes na faixa etária entre 12 e 16 anos, todos residentes na região do Cabula. 

Ainda dentro das comemorações, no início de dezembro, é a vez da reinauguração da Casa do Benin. A casa, que passou por uma requalificação, volta com o viés cultural reforçado e terá a programação divulgada em breve. O lançamento da programação contou ainda com a presença do presidente do Conselho de Entidades Negras, Eurico Alcântara, e do presidente da Associação das Baiana de Acarajé, Mingau e Receptivo, Rita Santos. 

0
0
0
s2sdefault

Fale Conosco

O seu canal de comunicação com o nosso site. Caso tenha dúvidas, sugestões ou solicitações de serviços, por favor, mande mensagem que teremos prazer em respondê-la.

Enviando...