Com o objetivo de promover a inclusão sócio-produtiva dos pequenos empreendedores informais, a Prefeitura vem investindo na construção, requalificação e modernização de mercados públicos.

Com o objetivo de promover a inclusão sócio-produtiva dos pequenos empreendedores informais e garantir um serviço de melhor qualidade para a população, a Prefeitura vem investindo na construção, requalificação e modernização de mercados públicos em diferentes pontos da cidade. No momento, estão em andamento as obras dos novos mercados de Itapuã, Cajazeiras e Periperi. No Centro, a requalificação dos mercados de flores e de frutas e legumes do Dois de Julho já está sendo licitada pela Secretaria Municipal da Ordem Pública (Semop).

“Ao investir na construção e revitalização desses equipamentos, a Prefeitura está promovendo não só o resgate da cidadania dos comerciantes informais como oferecendo condições para que eles trabalhem de forma mais organizada e cresçam economicamente. Isso faz parte de um projeto de inclusão sócio-produtiva que dará respaldo para sua independência financeira, através do estímulo ao empreendedorismo individual”, afirma a titular da Semop, Rosemma Maluf.

A secretária destaca que, por sua vez, os consumidores desses centros de comercialização passarão a contar com maior segurança sanitária. “As novas unidades vão funcionar dentro das normas de saúde e higiene previstas pela Vigilância Sanitária para acondicionamento e manuseio de alimentos e outros produtos, o que é muito importante para a saúde pública”, ressalta.

Construído através do investimento de R$ 1,2 milhão, o Mercado de Periperi tem previsão de ser concluído em 60 dias. O novo espaço terá 220 boxes. Já o de Itapuã contará com 2.030 m² de área construída. Estão sendo implantados 54 boxes comerciais, distribuídos em três pavimentos, para produtos hortifrutigranjeiros, peixaria, açougues, bares, mercearias, com média de 10 m² para cada um. Além disso, o espaço terá acessibilidade universal, área de convivência, palco para apresentação de capoeira, paisagismo e mobiliário urbano. A previsão de conclusão é para maio de 2015.

Com área construída de 3.970 m², o Mercado de Cajazeiras vai abrigar 157 boxes comerciais para hortifrutigranjeiros, lanchonetes e mercearias. Cada box terá cerca de 7 m². O local também será dotado de acessibilidade universal, área de convivência, paisagismo e mobiliário urbano. O prazo previsto para conclusão também é maio de 2015, com orçamento de cerca de R$ 6,9 milhões.

Centro - A requalificação do Mercado 2 Julho, Mercado das Flores e entorno integra das ações do programa Território Empreendedor da Avenida Sete de Setembro e do Programa de Requalificação dos Mercados de Salvador. As intervenções previstas para a área do Dois de Julho e entorno são construção de um novo equipamento com 12 boxes e instalação, na área do antigo, de uma feira livre para atender ao comercio de frutas, reforma do Mercado das Flores e do mobiliário urbano, estruturação das vias de acesso e o tráfego de carga e descarga, reforma e substituição da pavimentação existente e requalificação da região da antiga fonte, além revisão do sistema de drenagem.

Em breve será licitada a obra do Mercado da Liberdade e estão em fase de elaboração pela Fundação Mário Leal Ferreira os projetos das unidades de Jardim Cruzeiro e São Cristóvão.