O Solar Jonathan Abbott – primeira pinacoteca da Bahia e de onde se originou grande parte do acervo do Museu de Artes da Bahia –, será a nova sede da Fundação Mário Leal Ferreira (FMLF), que assinou um acordo de cooperação técnica com o Instituto Pedra para a elaboração do projeto arquitetônico de restauro do imóvel secular, construído na Rua do Tijolo, no Centro Histórico de Salvador. O projeto deverá estar pronto em seis meses.

Além de promover o restauro de um casarão que integra o conjunto arquitetônico do Centro Histórico, patrimônio da humanidade, essa iniciativa retoma a ocupação de um espaço onde, em 1856, o médico inglês Jonathan Abbott fundou a Sociedade das Belas Artes. Em 1877, o espaço foi usado como sede da Academia de Belas Artes da Bahia, passando, em 1891, a denominar-se Escola de Belas Artes, sendo incorporada à Universidade Federal da Bahia em 1946. Finalmente, em 1961, da Escola de Belas Artes, cuja primeira sede foi no Solar Jonathan Abbott, originou-se o curso de arquitetura, o que torna ainda mais emblemática a ida da Fundação Mário Leal Ferreira para o mesmo local.

O Instituto Pedra é uma organização da sociedade civil sem fins lucrativos, que desenvolve projetos no campo do patrimônio cultural, realizando intervenções que consideram as dimensões simbólica, material e territorial no processo de preservação do bem cultural. “A instalação da nova sede da Fundação no Solar Jonathan Abbott é mais uma importante iniciativa da Prefeitura voltada para a valorização do patrimônio cultural e preservação da própria história da cidade”, observa a presidente da fundação, Tânia Scofield Almeida.

Pelourinho – A nova sede da Fundação Mário Leal Ferreira reflete a política administrativa da Prefeitura de Salvador, que pretende retornar para o Centro Histórico a maioria de suas atividades. Ao mesmo tempo, também contempla os objetivos da instituição de ter um espaço adequado para a exposição permanente da maquete de Salvador, que está sob sua guarda desde que foi concebida, em 1973, pelo arquiteto Francisco de Assis Reis, além de recepcionar também a Biblioteca da FMLF, que é especializada no urbanismo da cidade do Salvador.

“Ao disponibilizarmos para o público a exposição permanente da maquete na sua totalidade, bem como melhorarmos o acesso ao acervo da nossa biblioteca, consolidamos a Fundação como a principal referência para pesquisadores nas áreas de urbanismo e arquitetura sobre a cidade de Salvador, fortalecendo, assim, o nosso sistema de informações sobre planejamento urbano”, avalia Tânia. Ela ressalta ainda que a exposição permanente da maquete de Salvador será também uma maneira de prestar uma justa homenagem ao arquiteto Francisco de Assis Reis.

Salvador 360 – O novo endereço da FMLF também se insere no macroprograma municipal Salvador 360, especificamente nos eixos Centro Histórico – de resgate do potencial econômico da região –, e Salvador 360 Cidade Criativa – voltado para o desenvolvimento de projetos e criação de incentivos que permitem o fortalecimento e potencialização dos diversos setores criativos de Salvador.

Jonathan Abbott – Jonathan Abbott foi um médico e colecionador de arte, nascido em Lambeth, Inglaterra, e que chegou a Salvador em 1812 na condição de cavalariço do médico luso-baiano José Álvares do Amaral. Em 1820, diplomou-se médico-cirurgião e retornou à Europa para dar continuidade aos estudos na Real Universidade de Palermo, na Itália, onde realiza doutorado em medicina. Em 1823, volta ao Brasil.