Como parte do projeto de revitalização da Avenida Sete de Setembro e entorno, a Prefeitura vem realizando uma série de obras de recuperação de infraestrutura e urbanismo em diferentes pontos. No momento, os trabalhos se concentram na Praça Rio Branco (Relógio de São Pedro), Praça da Igreja de São Bento, Rua Nova de São Bento e Rua Onze de Julho. Os mercados de flores e verduras do Dois de Julho também passarão por obras.

Nas ruas Nova de São Bento e Onze de Julho, a Superintendência de Conservação e Obras Públicas do Município (Sucop) está recuperando todo o sistema de microdrenagem. “Trata-se de uma galeria muito antiga e, em alguns pontos, havia esgoto doméstico misturado com a rede. Esses esgotos foram isolados pela Embasa. No local, será colocada tubulação Rib Lock, que são tubos de PVC armado e não sofrem corrosão como os de metal”, explica o diretor de Manutenção e Conservação da Sucop, Luciano Sandes.

Segundo o diretor, a expectativa é que a obra de microdrenagem seja finalizada até o final do mês para que a Companhia de Desenvolvimento Urbano de Salvador (Desal) possa iniciar as intervenções de urbanismo na área. As obras de urbanização já estão em andamento nas praças Rio Branco e São Bento.

Os projetos são assinados pela Fundação Mário Leal Ferreira, que também é responsável pela proposta de recuperação do Largo Dois de Julho. Na Barão de Rio Branco, a obra prevê a integração da área com os calçadões do entorno. O objetivo é reforçar seu uso como espaço de convívio dos idosos que a utilizam para a prática de lazer.

O projeto também dá destaque aos dois monumentos existentes: o Relógio de São Pedro e Estátua do Barão do Rio Branco. Ambos terão iluminação cênica e mobiliário urbano para acolher o público que passa pelo local diariamente. O projeto inclui ainda acessibilidade universal com a utilização de piso tátil e rampas adequadas.

A região do Dois de Julho também será beneficiadas dentro do projeto de revitalização do centro comercial da cidade. O Mercado das Flores, localizado na Rua Carlos Gomes, terá seus oito boxes recuperados. Já o Mercado de frutas e legumes, que dispõe de quatro boxes, será demolido para a construção de uma estrutura mais moderna, com dez.