Primeira oportunidade de muitos ingressarem no mercado de trabalho, o projeto Rua do Bem, da Secretaria Municipal de Promoção Social e Combate à Pobreza (Semps), capacitou 20 pessoas em situação de rua e assistidas nas unidades de acolhimento institucional de Salvador. Esta semana, foram encerradas as primeiras turmas dos cursos oferecidos de formação em cabeleireiro, barbeiro, técnico em informática e manutenção de micro, artesanato e música.

As aulas começaram no dia 15 de agosto deste ano, com atividades nas terças e quintas-feiras, sempre das 9h às 12h. A iniciativa contou com a parceria dos Agentes de Direitos da Criança e do Adolescente do Estado da Bahia (ADCAEB), e as aulas foram ministradas na sede da organização, no bairro do Comércio.

A iniciativa antecipa o lançamento do Salvador Cidade Voluntária, que deverá ser apresentado pela Prefeitura em breve. O programa surge como um importante instrumento de apoio ao cidadão, para que compreenda a importância da própria atuação nas ações sociais que visam reduzir os índices de pessoas em situação de vulnerabilidade social na cidade de Salvador.

As diretrizes do programa envolvem a criação de uma rede de voluntariado para transformar Salvador na capital brasileira do voluntariado, e elaboração de uma plataforma de cadastro de pessoas voluntárias para causas sociais, bem como instituições que precisam de apoio voluntário. Também englobam a mobilização de cidadãos, igrejas, empresas e organizações sociais da capital baiana para a criação de uma rede de voluntariado, dentre outras propostas.