A Secretaria Municipal de Políticas para Mulheres, Infância e Juventude (SPMJ), em parceria com a Associação Telecentro de Informação e Negócios (ATN) e Microsoft, oferece 300 cursos online gratuitos para jovens, entre 15 a 29 anos, que buscam qualificação para o mercado de trabalho ou para construir um próprio negócio. As matrículas devem ser feitas presencialmente no Infocentro da Juventude, localizado na Avenida Sete de Setembro, edifício Adolpho Basbaum, 4º andar – em frente ao Colégio São Bento, de segunda a sexta-feira, de 9h às 17h.

A capacitação envolve conteúdos de iniciação em programação, design gráfico e informáticas básica e avançada, em carga horária que pode variar entre 12h a 60h, a depender da complexidade do curso escolhido. As aulas podem ser acessadas tanto no Infocentro, que possui 15 computadores e monitores para auxiliar no aprendizado dos alunos, quanto em qualquer ambiente que tenha um computador com conexão à internet.

“Não há limite de vagas. Uma mesma pessoa pode participar de um ou mais cursos, sem precisar de conhecimento prévio. Basta ter entre 15 a 29 anos, que é a faixa etária que classifica os jovens no Brasil, conforme nova lei”, ressalta a titular da SPMJ, Taíssa Gama. O prazo para inscrição será contínuo.

Após conclusão do curso, os alunos recebem certificado da Microsoft e podem solicitar encaminhamento de cadastro para o Serviço Municipal de Intermediação de Mão-de-Obra (Simm), o que contribui para aumentar as chances de emprego. “Capacitações como essas que estão sendo oferecidas podem facilitar a vida do jovem que pretende ingressar no mercado de trabalho, que é tão competitivo. Além de que obter uma certificação da Microsoft pesa muito no currículo”, frisa Taíssa.