A Prefeitura preparou, por meio de suas secretarias, superintendências e demais autarquias, um esquema de serviços para atender a população durante o feriado da Independência do Brasil, celebrado na próxima quinta-feira (07). As ações envolvem ordenamento de trânsito e transporte, limpeza urbana, proteção do patrimônio público e ações de fiscalização, dentre outras atividades.

Transporte - A Secretaria Municipal de Mobilidade (Semob) preparou uma operação especial de transporte para garantir o deslocamento dos usuários do sistema que vão prestigiar o desfile do 7 de Setembro no Centro da capital baiana. Para o evento, serão ofertados 12 veículos extras da frota reguladora, que estarão disponíveis na Estação da Lapa, das 17h até 0h e terão roteiros distribuídos nas três áreas da cidade: Orla, Centro e Subúrbio. Além disso, a Semob vai reforçar a frota de 36 linhas de ônibus que atendem ao Centro, no período das 8h às 17h. Esses veículos terão o itinerário modificado de acordo com as interdições da Superintendência de Trânsito de Salvador (Transalvador).

Trânsito - Para os festejos que marcam a Independência do Brasil, a Transalvador preparou operação especial para organizar o tráfego na quinta-feira (07). As alterações de tráfego começam a ser implantadas a partir de 0h, para a realização do “Desfile Cívico”. O estacionamento será proibido nas seguintes vias: Av. Euclides da Cunha, Largo da Graça, Rua da Graça, Av. Sete de Setembro (Ladeira da Barra / Largo da Vitória / Corredor da Vitória / Largo do Campo Grande / Passeio Público / Mercês / Rosário / Piedade / São Pedro / São Bento), Praça Castro Alves, Rua Chile, Rua da Ajuda, Rua da Misericórdia, via que margeia a Praça da Sé, Largo do Terreiro de Jesus, Ladeira da Praça, Ladeira da Montanha, Ladeira da Conceição da Praia, Rua Conceição da Praia, Rua Carlos Gomes, Rua da Forca, Rua Forte de São Pedro, Rua Banco dos Ingleses.

A partir das 4h, o tráfego será interditado na Av. Euclídes da Cunha, Largo da Graça, Rua da Graça, Av. Sete de Setembro (Ladeira da Barra: sentido bairro-centro / Largo da Vitória / Corredor da Vitória / Largo do Campo Grande / Passeio Público / Mercês / Rosário / Piedade / São Pedro / São Bento), Rua do Paraíso (entre a Av. Sete de Setembro e a Rua Professor Américo Simas), Praça Castro Alves, Rua Chile, Rua da Ajuda, via que margeia a Praça da Sé, Largo do Terreiro de Jesus, Rua da Misericórdia, Ladeira da Praça, Ladeira da Montanha, Ladeira da Conceição da Praia, Rua Conceição da Praia, Rua Carlos Gomes e Rua da Forca, Rua Forte de São Pedro.

Os veículos em geral, com destino às proximidades do centro da cidade deverão seguir pelas avenidas Lafayette Coutinho (Av. Contorno), Vale dos Barris e Dr. J. J. Seabra (Baixa dos Sapateiros). Os veículos provenientes da Av. Princesa Leopoldina, com destino à Graça terão como opção de tráfego a Av. Reitor Miguel Calmon (Vale do Canela).

Fiscalização – Prosseguindo com as ações de fiscalização de publicidade irregular, da mesma forma que acontece em outras festas de rua que ocorrem na cidade, os blimps não poderão ser utilizados durante o desfile do 7 de setembro. A Secretaria Municipal de Desenvolvimento e Urbanismo (Sedur) reforça o alerta de proibição, que tem por base o decreto 12.642/2000. Também permanece proibido o uso de faixas, placas e painéis publicitários. O descumprimento da norma acarretará em multa e apreensão, com possível inutilização dos materiais. O decreto proíbe ainda a fixação de engenhos publicitários em árvores, mobiliário urbano, fachadas, postes, em áreas públicas ou expostas ao público, casos que também são passíveis de multa e apreensão. O trabalho contará com a atuação de 15 agentes de fiscalização.

Prevenção à violência - Presente em todos os desfiles cívicos em comemoração ao 7 de setembro, desde a sua criação, no ano de 2008, a Guarda Civil Municipal (GCM) não participará com passagem de tropas no desfile deste ano. A autarquia, no entanto, realizará diversas atividades durante o evento, garantindo a prestação do serviço de apoio a outros órgãos municipais, que demandam a presença de agentes para realização das suas demandas. Também atuará no reforço à segurança durante o evento.

De acordo com o inspetor geral, João Neto, a solicitação de apoio feita por órgãos públicos à GCM cresceu bastante, por isso o efetivo está sendo destinado às ações que irão garantir mais conforto para o cidadão. “O reflexo dessas demandas está estabelecida em nossas estatísticas. Passamos de 589 ordens de serviço em 2013, para mais de 9 mil só em 2017”, detalhou o inspetor, ao ressaltar a importância da Guarda Civil na garantia das atividades e ações de outros órgão públicos.

A Guarda Civil, além de atuar nas ações de fiscalização, realizará patrulhamento preventivo na área onde ocorrerá o desfile, em apoio ao Exército Brasileiro. Ficará ainda a cargo da autarquia o monitoramento de diversos outros espaços públicos, dentre estes o Parque da Cidade, além das atividades de proteção em prédios públicos. “Por um lado encaramos com tristeza a não participação direta no desfile, mas, por outro, com alegria por sabermos que estaremos inseridos em diversas atividades que irão colaborar diretamente com o cidadão”, afirmou o Inspetor, ao pontuar que o órgão conta atualmente com 1.229 agentes.

Limpeza urbana - A Empresa de Limpeza Urbana do Salvador (Limpurb) reforçará os serviços em áreas como Corredor da Vitória, Campo Grande, Politeama de Cima, Politema de Baixo, Avenida 7 de Setembro, Avenida Carlos Gomes, Rua Chile, Praça Castro Alves e Praça da Sé. Serão 41 agentes, incluindo coordenador, gerente operacional, chefe de operação, motoristas, encarregados, entre outros profissionais, e mais 13 equipamentos como compactadores, caminhões, caminhões pipa e carros de apoio envolvidos no esquema de limpeza, que contempla coleta e transporte dos resíduos sólidos, varrição e lavagem das ruas. Oitenta sanitários químicos serão disponibilizados para o evento.