Ampliar os conhecimentos na língua inglesa e passar a melhor imagem de Salvador para os visitantes. Foi com este objetivo que a baiana de acarajé, Dulce de Jesus, há 25 anos exercendo a profissão, garantiu sua vaga no curso de inglês oferecido pelo Serviço Municipal de Intermediação de Mão de Obra (SIMM). A iniciativa tem parceria com o curso de inglês FISK e a Associação Nacional das Baianas de Acarajé (Abam). A capacitação teve início nesta segunda-feira (21), e vai acontecer uma vez por semana durante três meses.

“Amei a inciativa e quando soube não quis perder essa oportunidade. Curso de inglês é caro e esse gratuito eu tinha que fazer. Assim como vou fazer todos os outros que oferecerem”, declarou a quituteira, se referindo aos demais cursos deste mês, a exemplo de Orçamento Doméstico e Matemática Financeira. O gestor da Secretaria Municipal de Trabalho, Esporte e Lazer (Semtel), Geraldo Júnior, pasta responsável pelo SIMM, afirma que a oferta de cursos não para por aí. “Vamos oferecer também espanhol, e estamos dialogando com os parceiros para estendermos a profissionais de outras classes”, declarou.

Metodologia – Durante os noventa dias de aula, os estudantes vão poder conhecer sobre como se comunicar em inglês abordado assuntos como cultura, música, pontos turísticos e comida típica. As aulas, que acontecerão das 13h às 15h, todas as segundas-feiras, se dividem em teoria e muita prática. De acordo com a professora da instituição parceira, Milena Conceição, o método utilizado é objetivo e prático. “Desde o primeiro momento, insiro a conversação e no final do curso, estarão aptas (os) a falar dentro da área.

Público geral - Outros cursos também estão sendo oferecidos ao público geral. Para participar, basta ter interesse no tema e se dirigir à sede do SIMM no dia do curso. Não é necessária inscrição prévia e os únicos pré-requisitos é saber ler e escrever. As vagas para as oficinas são preenchidas até a lotação do auditório, sendo que cada um comporta até 60 pessoas.

Confira a programação completa dos cursos oferecidos pelo SIMM para esta semana:

(Uma vez por semana durante três meses)

13h às 15h Inglês (parceria FISK )

24/08 - das 9h às 11h

Orçamento Doméstico  (Parceiro Senac)

28/08 e 29/08 - 13h às 17h

Matemática Financeira (Parceiro Sebrae)

21/08 - 7h30 às 9h

Oficina: Com que roupa eu vou trabalhar

SIMM - Comércio

21, 22, 23, 24 e 25 - 8h às 10h /16h às 18h

Oficina: Introdução a Informática