Número corresponde ao período de maio a julho deste ano, e o prazo máximo para retirada do dinheiro é de 90 dias

Salvador possui, atualmente, 1.682 mil famílias que deixaram de sacar o benefício do Bolsa Família pelo período de três meses. Este número corresponde ao período de maio a julho deste ano. O prazo máximo para cada família retirar o dinheiro é de 90 dias e, nesse tempo, o valor pode acumular e o beneficiário não perde o direito de receber o que está em conta. Caso a situação não seja regularizada no decorrer do quarto mês, o direito a receber o benefício relativo ao mês mais distante, neste caso, em maio, é suspenso automaticamente. Se não houver saque por seis meses consecutivos, o benefício é cancelado por ausência reiterada de saque.

O recadastramento, por sua vez, ainda pode ser realizado, a partir de justificativa apresentada pelos favorecidos que, em Salvador, é analisada caso a caso pelo Setor de Atendimento e Acompanhamento do Bolsa Família da Secretaria de Promoção Social e Combate à Pobreza (Semps). Atualmente, a capital baiana conta com 183.596 beneficiários ativos. "A estratégia utilizada pela Semps para contatar as famílias que estão em atraso com o saque do benefício é por meio de pesquisa telefônica. No entanto, às vezes o trabalho é dificultado por falta de atualização dos dados cadastrais", explica Leandra Adelino, chefe do setor.

Até esta quarta-feira (20), 4.819 famílias tiveram benefícios bloqueados na capital baiana, devido à falta de atualização cadastral, em 2017. Neste caso, são convocadas as famílias que estão sem atualizar o cadastro há mais de 24 meses. Este ano, a secretaria entrou em contato com 104.196 famílias nesta situação. Além disso, 54.701 famílias foram chamadas este ano para a Averiguação Cadastral, que ocorre quando são identificadas informações divergentes entre o Cadastro Único e outras bases de dados do governo federal.

Periodicamente, a Caixa Econômica Federal envia à Semps o número de beneficiários que estão sem sacar os devidos valores. De acordo com a última lista enviada à capital baiana, o prazo para saque, sem que haja perda da parcela ou cancelamento de benefícios, será encerrado no dia 28 de agosto.

Criado em 2003 pelo governo federal, o programa atende famílias cuja renda mensal por pessoa não ultrapasse R$ 170. Os requisitos exigidos para aderir ao Bolsa Família incluem ainda frequência escolar e acompanhamento em saúde. Hoje, o valor médio do benefício é de R$ 179,73, e o Ministério do Desenvolvimento Social (MDS) vai repassar mais de R$ 2,4 bilhões para quase 13,5 milhões de famílias em todo o país, no mês de agosto. O pagamento deste mês teve início na sexta-feira (18) e segue até o dia 31.

Para agilizar o ingresso e até mesmo o recadastramento das famílias de baixa renda, a Prefeitura oferece atualmente 35 postos de atendimento, seja em espaços próprios ou através de parcerias com o Tribunal de Justiça da Bahia, Prefeituras-Bairro, Coelba e em Centro de Referência de Assistência Social (Cras), dentre outros.

CadÚnico - Até o mês de julho, 340.799 famílias soteropolitanas constavam na base de dados do CadÚnico. O programa, também de origem federal, agrupa informações sobre indivíduos com renda mensal de até três salários mínimos, ou cujo rateio entre os membros corresponda ao total de meio salário por indivíduo. Em Salvador, o acesso benefício pode ser realizado no Centro Unificado de Inclusão, Desenvolvimento, Assistência e Referência Social (CUIDAR), também gerido pela Semps e localizado na sede do órgão, no bairro do Comércio.

Postos de atendimento em Salvador:

Comércio Rua Miguel Calmon, nº28 –Térreo

Boca do Rio Rua Abelardo Andrade de Carvalho, 141, Boca do Rio.

Prefeitura-Bairro: Centro/Brotas Edifício Ranulfo Oliveira, Praça Da Sé.

Prefeitura-Bairro Subúrbio/Ilhas Rua Pará, Nº 15 – Paripe

Prefeitura-Bairro: Cajazeiras Rua Estrada Do Coqueiro Grande, Nº 1220ª – Fazenda Grande Ii.

Prefeitura-Bairro: Itapuã/Ipitanga Avenida Dorival Caymmi, Nº 17 (Próximo Ao Inss)

Prefeitura-Bairro: Cidade Baixa Rua Porto Dos Mastros, Nº 65 – Ribeira.

Prefeitura-Bairro: Barra/Pituba Rua Oswald Cruz - Rio Vermelho (Em Frente Ao Mcdonald’s)

Prefeitura-Bairro: Liberdade/São Caetano Avenida San Martin - Santa Mônica (Ao Lado Do Empório Dos Pisos)

Prefeitura-Bairro: Cabula/Tancredo Neves Rua Silveira Martins - Cabula (Ao Lado Da Vivo)

Prefeitura-Bairro: Pau Da Lima Av. São Rafael, Nº 186 - São Marcos