Recolhimento dos materiais descartados nos equipamentos gera renda para oito cooperativas credenciadas

Cinquenta Pontos de Entrega Voluntária (PEVs) de resíduos descartáveis serão substituídos na cidade até o fim desta semana. A troca dos equipamentos está sendo feita, primordialmente, em função de atos de vandalismo. A Secretaria Cidade Sustentável e Inovação (Secis) – pasta responsável pela implantação dos PEVs – contabilizou 11 unidades queimadas. Outros equipamentos tiveram a placa informativa destruída.

Lamentando a ação de vândalos e a degradação dos equipamentos, o secretário da Secis, André Fraga, afirmou que o trabalho de reciclagem na capital baiana vem gerando, gradativamente, frutos positivos. “É um trabalho muito importante se considerarmos que há dois anos a cidade não tinha um programa voltado para a coleta seletiva de resíduos recicláveis. Ele exige uma mudança de comportamento, não só do poder público, no sentido de criar condições para que o cidadão possa descartar o seu resíduo no lugar correto, e de forma correta, mas também do próprio indivíduo, de repensar o lixo como sendo um material que pode ser reciclável e reaproveitado, contribuindo, dessa forma, com o meio ambiente e gerando renda para diversas famílias”, explanou o gestor.

Reconhecendo a importância da prática de reciclagem e os benefícios para o ecossistema, Salvador dispõe atualmente de 150 Pontos de Entrega Voluntária (PEVs), as chamadas "caixas azuis", onde é possível depositar resíduos descartáveis para reciclagem. Através da separação de descartáveis nestes equipamentos, oito cooperativas de reciclagem se favorecem da venda destes materiais, que chegam a beneficiar 256 famílias.

Aporte tecnológico - Para ajudar os cidadãos a localizar os pontos de coleta seletiva disponíveis para descarte de materiais recicláveis, a Prefeitura lançou, através da Secis, o aplicativo Coleta Seletiva Salvador. Em pouco mais de um ano, a plataforma já contabilizou mais de 7 mil downloads.

Através do app, disponível para as plataformas Android e IOS, a tarefa de localizar os PEVs mais próximos da sua localização ficou mais eficiente. Além disso, o usuário do aplicativo tem acesso a informações como pontos de descarte de óleo de cozinha, dicas sobre como separar os resíduos sólidos em casa, contatos de cooperativas de reciclagem em Salvador, entre outras informações.

Sobre o aplicativo, a avaliação do gestor é positiva. “Na época do lançamento, em 2015, foi uma inovação ter em mãos a possibilidade de encontrar locais para descarte de resíduos recicláveis através de um aplicativo baixado no celular. É mais um canal que facilita o acesso à informação da população”, comemorou Fraga.

Atitudes sustentáveis – Mudanças sutis no descarte doméstico de lixo podem acarretar ganhos substanciais para o meio ambiente. O reaproveitamento de uma única lata de alumínio, por exemplo, economiza energia suficiente para manter uma televisão ligada por aproximadamente três horas. Já uma tonelada de papel reciclado economiza 10 mil litros de água e evita o corte de 17 árvores adultas.