Ação é dialogada entre Semop e trabalhadores para promover melhorias aos comerciantes e à população. Já foram realizadas reuniões entre os comerciantes de rua e a Secretaria Municipal de Ordem Pública (Semop).

A Prefeitura do Salvador já está em processo de relocação dos ambulantes que trabalham na Feira do Curtume, na Baixa do Fiscal, e nas imediações do Viaduto Raul Seixas, na região do Iguatemi. Já foram realizadas reuniões entre os comerciantes de rua e a Secretaria Municipal de Ordem Pública (Semop) para verificar a situação de cada um e as possibilidades de locais para atuação, com o intuito de minimizar possíveis prejuízos para os trabalhadores e para a cidade.

No caso da Feira do Curtume, devido às obras de duplicação da Rua Luiz Maria, o local passará por reconstrução e abrigará o novo Mercado Municipal do Curtume. A estrutura contará com 24 boxes, distribuídos em doze quiosques, além de administração, sanitários e vagas para estacionamento, resultando em uma estrutura mais confortável tanto para os permissionários quanto para os frequentadores.

Neste momento, a Semop realiza a atualização cadastral dos ambulantes e, no período das obras, a intenção é de que eles sejam transferidos para boxes vazios que estejam disponíveis em outros mercados municipais, ou outros locais sob a administração da pasta. “Tudo está sendo discutido com os próprios permissionários, de forma democrática, para minimizar qualquer prejuízo que possa ser provocado pela obra de revitalização do mercado”, destacou a secretária da Semop, Rosemma Maluf.

Já a situação dos ambulantes que atuam no canteiro central situado sob o Viaduto Raul Seixas começou a ser discutida em reunião com os trabalhadores na semana passada. Na ocasião, ficou decidido que os ambulantes passarão por cadastramento, pois a maioria deles não possui licença para atuação, e posteriormente relocados para outras áreas de comércio de rua administradas pela pasta.

O local passa neste momento por obras de requalificação, que englobam a aplicação de piso compartilhado, novo meio fio, piso tátil e paisagismo, dentre outros itens. A intenção é deixar a área mais livre e agradável, melhorando inclusive a mobilidade das pessoas que passam pela região, uma das mais movimentadas da cidade.

Desde janeiro de 2013, a Semop promove o trabalho de reordenamento dos ambulantes na cidade, dando uma estrutura melhor e mais organizada tanto para os comerciantes de rua, quanto para a própria população. A iniciativa já foi realizada na Feira do Japão (Liberdade), Itaigara, trecho Iguatemi/Rodoviária e o bairro de Castelo Branco. Atualmente outras áreas também estão em processo de ordenamento em curso ou em fase final, como a Avenida Sete de Setembro, e os bairros de Periperi e Cajazeiras, onde serão construídos novos mercados municipais para organizar o comércio de rua.