Mais 500 famílias, desta vez dos bairros de Pituaçu e Boca do Rio, foram beneficiadas com o título de posse de terra entregue pela Prefeitura de Salvador na manhã de sábado (20), em cerimônia realizada na Igreja São Francisco de Assis, na Boca do Rio. A ação é realizada dentro do projeto Casa Legal, desenvolvido pela Secretaria Municipal de Infraestrutura e Defesa Civil (Sindec), e que desde 2013 já entregou 9.500 títulos aos moradores do Bairro da Paz, Canabrava e Vila Canária.

Uma das mais emocionadas, dona de casa Monalisa Oliveira, revelou imensa felicidade com o benefício. “Eu chorei porque rezava o terço todos os dias para conseguir resolver essa situação do terreno da minha casa. Eu e meu marido tentamos antes fazer o processo de regularização, mas era muito caro e agora estou conseguindo isso de graça. É a segurança de saber que, aconteça o que acontecer, ninguém vai tomar a casa da gente”, afirmou.

Para a funcionária pública Terezinha Sena, também moradora da Boca do Rio, é a realização de um sonho. “Há mais de 15 anos tento fazer esse processo e finalmente consegui. É uma iniciativa ótima, dou nota 10!”, avaliou.

Acompanhado do subsecretário da Sindec, Ricardo Saback, e de demais autoridades, o prefeito ACM Neto salientou que o programa de regularização fundiária em Salvador é uma das prioridades da atual administração. “Era evidente a insegurança das pessoas por não ter um título de propriedade do terreno onde construíram suas casas. O título é uma garantia de que a propriedade pertence ao cidadão e ninguém vai mexer nisso”.

O prefeito também lembrou que a intenção da Prefeitura é entregar 30 mil títulos de terra até 2016 e que a ação pode ser ampliada para até 40 mil títulos. A partir desta segunda-feira (22), os beneficiários devem procurar o 2º Ofício de Registro de Imóveis e Hipoteca, na Avenida Estados Unidos, 376, no Comércio, para fazer o registro gratuito do documento.

Foram anunciadas também outras melhorias para a região da Boca do Rio, como o início da construção do Parque dos Ventos, nos próximos dias, na área anexa ao antigo Aeroclube, assim como a construção e recuperação de unidades escolares e de saúde. Além disso, o asfaltamento na localidade do Bate-Facho deverá ser concluído até o próximo dia 25 e uma nova praça será instalada no bairro, na Rua Abelardo Andrade de Carvalho, a 100m do colégio Imeja.

Vistoria – Após a cerimônia do Casa Legal, o prefeito ACM e comitiva vistoriou vias que receberam nova pavimentação asfáltica da Prefeitura na Boca do Rio, a exemplo das ruas Simões Filho e Hélio Machado. Em seguida, foi até a Praça Lagoa dos Patos, na Pituba, que passará por uma completa ação de requalificação após 13 anos sem qualquer intervenção doo poder público, segundo os moradores.

Em Santa Cruz, o Campo do Bariri deverá passar por recuperação do muro e melhorias no entorno do espaço. Já no Nordeste de Amaralina, foram avaliadas as obras de recuperação asfáltica em parte da Rua Gilberto Maltez, também conhecida como Rua do Gás, que deverá passar no outro trecho por uma ação de recuperação da drenagem antes da aplicação da nova pavimentação. A Travessa Nosso Senhor dos Passos também deverá passar por melhorias no piso e acesso dos moradores.