Empresários e representantes da Prefeitura estiveram presentes no II Fórum Salvador Vai de Bike, realizado na manhã desta sexta-feira (5), na Casa do Comércio. Promovido pelo Movimento Salvador Vai de Bike, coordenado pelo Escritório de Projetos Especiais, o evento trouxe como tema “As empresas, a bicicleta e a cidade”, com o intuito de mostrar como as empresas podem incentivar o uso da bicicleta pelos funcionários e, assim, melhorar tanto a mobilidade urbana quanto a qualidade de visa dos cidadãos. Além das apresentações, duas publicações foram distribuídas aos presentes para reforçar a iniciativa, que abordam como as pessoas e as empresas podem utilizar a bicicleta no dia-a-dia.

O secretário do Escritório de Projetos Especiais, Isaac Edington, ressalta que a iniciativa traz outros benefícios. “Há o entendimento de que o custo da cadeia logística final, quando se considera a quilometragem, é caro quando é utilizado o carro, então a bicicleta pode ser muito utilizada para esse deslocamento a baixo custo. A ideia também é de que a gente procure engajar e sensibilizar para que as empresas entendam como funciona e vejam que isso não é um bicho de sete cabeças você prover uma pequena infraestrutura para que as pessoas sejam atraídas a usar a bicicleta”, explicou. Edington ainda ressaltou que o uso da bicicleta pode gerar um desenvolvimento econômico e comunitário na cidade, mostrando também a evolução do Movimento Salvador Vai de Bike, que já ultrapassou a marca de 100 mil usuários e 300 mil viagens.

O superintendente da Transalvador, Fabrizzio Muller, ressalta que já há grupos de trabalho no órgão empenhados exclusivamente no estudo de ações como a ampliação das ciclovias, ciclorotas e ciclofaixas na cidade, beneficiando tanto àqueles que utilizam a bike para atividades esportivas e de lazer, quanto para o deslocamento diário. “Neste momento, estamos com o projeto de criação de ciclofaixas voltadas para esportistas nas avenidas Magalhães Neto e Centenário, que funcionaria das 4h às 7h, possibilitando assim que os ciclistas profissionais possam ter um espaço para treinamento, o que praticamente não existe hoje aqui na cidade. Também devemos fazer a implantação e sinalização de ciclofaixa na região do Alphaville, possibilitando que as pessoas possam fazer trajetos curtos utilizando a bicicleta e, assim, contribuir com a mobilidade na cidade”, afirmou Muller.

Para o prefeito ACM Neto, a intenção é de que, até 2016, sejam construídos 350 km de ciclovias e ciclofaixas em Salvador. “Além disso, vamos realizar campanhas para conscientizar motoristas e motociclistas para que respeitem o espaço do ciclista. Afinal de contas, o uso da bicicleta já é utilizado como uma das soluções para a mobilidade urbana nas principais cidades do mundo. A bike dialoga com o trânsito, com a saúde e com as relações humanas, que são fortalecidas com essa prática”, apontou

Um dos palestrantes, o diretor da organização Transporte Ativo do Rio de Janeiro, José Lobo, parabenizou a Prefeitura pela realização de um evento específico sobre o tema e destacou exemplos já realizados no país de empresas que incentivam os funcionários a andar de bike. “O Banco Central em Brasília, por exemplo, possui um bicicletário e um grande vestiário para que os colaboradores possam trocar de roupa para trabalhar. A iniciativa tem feito bastante sucesso e mostra que é possível ser implantado em outros locais”, salientou.

Também estiveram presentes no evento a vice-prefeita Célia Sacramento; a superintendente de Assuntos Governamentais e Institucionais do Itaú, Luciana Nicola; o presidente da Associação Brasileira da Indústria de Hoteis Seção Bahia (ABIH-BA), José Manolo Garrido; a presidente da Câmara de Diretores Lojistas de Salvador (CDL), Antoine Tawil; o presidente do Sistema Fecomércio-BA, Carlos Andrade; e o presidente da Associação Brasileira das Agências de Viagem Seção Bahia (Abav-BA), José Alves Peixoto Júnior, e demais autoridades.