Aos poucos, a orla da capital baiana ganha cara nova com as obras promovidas pela Prefeitura. Depois da entrega da Boca do Rio, em outubro do ano passado, e da Barra, no mês passado, outros trechos estão em fase de conclusão.

Aos poucos, a orla da capital baiana ganha cara nova com as obras promovidas pela Prefeitura. Depois da entrega da Boca do Rio, em outubro do ano passado, e da Barra, no mês passado, outros trechos estão em fase de conclusão, com obras iniciadas ou com projetos em fase de finalização e licitação, para dar uma melhor infraestrutura nos cerca de 50km de orla da cidade – uma das maiores do Brasil.

Em Piatã, a demolição do antigo restaurante Bali Beach Club deu início às obras de requalificação no trecho que, de acordo com o projeto da Fundação Mário Leal Ferreira (FMLF), contará com criação de espaço para eventos e pequenos restaurantes, implantação de quiosques na calçada, novos coqueiros e plantas ornamentais, nova sinalização, iluminação cênica e novo acesso para quem chega de ônibus. O investimento é de R$10,7 milhões, com obra executada pela Construtora BSM.

Na vizinha Itapuã, já foram iniciadas a parte de alvenaria e implantação de ciclofaixa e praças, incluindo a do Acarajé, localizada no largo, além da demolição de algumas estruturas para dar andamento do projeto. A obra prevê ainda a implantação da área de apoio náutico e mirante dos pescadores, reforma da Estátua da Sereia e da praça da Igreja de Nossa Senhora da Conceição. Todo o processo foi acordado com os comerciantes, inclusive os informais, que sugeriram o início das obras no pós-Copa do Mundo de Futebol. O investimento total em Itapuã é de R$9,2 milhões.

O Jardim de Alah também é outro local com obras iniciadas e previsão de conclusão em seis meses. Com investimento total de R$4 milhões, o trecho ganhará alargamento da ciclovia e da pista de caminhada, além do calçadão, criação de quiosques para lanches, paisagismo e mobiliário urbano.

Ainda em fase de conclusão do projeto para lançamento do edital, a orla do Rio Vermelho é outro local que será beneficiado com requalificação e pavimentação de vias, implantação de dutos subterrâneos de serviços e implantação de passeios e ciclovias. A intervenção também vai englobar a reforma de três importantes espaços: a Colônia de Pescadores, a Casa de Iemanjá e a praça da Igreja de Santana.

Próximas entregas – No Subúrbio Ferroviário, os trechos de orla em São Tomé de Paripe e Tubarão deverão ser entregues completamente requalificados entre o final de setembro e início de outubro. Com custo de R$3 milhões, em São Tomé de Paripe, está em fase final as obras de pavimentação e de reconstrução da alvenaria, dos passeios e do pequeno muro em frente à praia, assim como os elementos de acessibilidade e a pista de skate na praça central, que se tornará um novo espaço de convivência. Em seguida, será implantado novo mobiliário urbano, lixeiras seletivas, paisagismo, parque infantil e equipamentos de ginástica.

Em Tubarão, os 1,2km da orla receberam investimento de R$5 milhões e já foram finalizadas as obras de drenagem, pavimentação e recuperação da alvenaria. Em fase de execução estão a reforma da quadra poliesportiva e a instalação da iluminação em LED, com novos postes. O local também receberá mobiliário urbano e paisagismo, elementos de acessibilidade e instalação de quiosques de coco e acarajé.

Também está em fase final as obras do segundo trecho de requalificação da orla da Ribeira - entre o Bogary e o Colégio Estadual Costa e Silva. A intervenção nos trechos 3 e 4, que vão do Colégio Costa e Silva até a Praça Divina, está em fase de licitação. O projeto de revitalização de 1,2km de orla da no bairro está previsto para ser finalizado em dezembro e conta com melhoria do sistema viário, implantação de espaço compartilhado entre pedestres, ciclistas e motoristas, implantação de dutos subterrâneos de serviços, criação de calçadões e implantação de mobiliário urbano, equipamento de ginástica e parque infantil. O investimento total na região é de R$9 milhões.