Representantes da Prefeitura e do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) participaram, na manhã desta terça-feira (2), no Golden Tulip, no Rio Vermelho, da reunião de encerramento sobre a solicitação de empréstimo junto à instituição financeira para financiamento de projetos em diversas áreas de Salvador.

Representantes da Prefeitura e do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) participaram, na manhã desta terça-feira (2), no Golden Tulip, no Rio Vermelho, da reunião de encerramento sobre a solicitação de empréstimo junto à instituição financeira para financiamento de projetos em diversas áreas de SalvadorA ação faz parte do esforço da Prefeitura em desenvolver projetos de captação de recursos junto a organismos financeiros multilaterais e instituições financeiras nacionais, que já contabilizam R$1,4 bilhão em financiamentos. Além do BID, há projetos aprovados ou em tramitação junto ao Banco Mundial (Bird), BNDES e Caixa.

Na ocasião, o prefeito ACM Neto, acompanhado do secretário da Casa Civil, Luiz Carreira, apresentou as ações concluídas ou em fase de desenvolvimento pela Prefeitura, a exemplo da requalificação de toda a Orla de Salvador; investimentos em promoção turística; recuperação e implantação de equipamentos culturais e de praças; e incentivo a investimentos na cidade. “Queremos mudar a face da cidade, mostrar que Salvador está se transformando. A intenção é reposicionar turisticamente a capital baiana no país com ações de curto, médio e longo prazo, além de deixar um legado para a cidade. Por isso reforçamos o pedido de apoio para acelerarmos ao máximo esse processo”, afirmou o prefeito.

Aprovada pela Comissão de Financiamentos Externos (Cofiex), do Ministério do Planejamento, e pela Câmara de Vereadores de Salvador, a proposta de financiamento de R$ 110,2 milhões junto ao BID)viabilizará investimentos do Programa Nacional de Desenvolvimento do Turismo (Prodetur) em Salvador. Estão previstas ações como implantação de museus, teatros, centro esportivo, equipamentos culturais sistema de informação ao turista, recuperação de parques e promoção da cidade, destacando seu potencial cultural e náutico.

A última operação de crédito do município foi contratada há 11 anos. Após o esforço realizado pela atual gestão para regularizar e sanear as pendências financeiras com instituições federais e estaduais e, assim, tornar-se adimplente, além da criação de um gabinete de captação de recursos na Casa Civil, a Prefeitura pode articular os projetos para buscar recursos nos organismos financeiros nacionais e internacionais. “A expectativa é que a partir de 2015 as primeiras parcelas dos financiamentos sejam aplicadas em projetos que integram nosso plano estratégico”, avaliou Luiz Carreira.

Outros financiamentos - No BNDES serão contratados R$101,7 milhões do Programa de Modernização da Administração Tributária e da Gestão dos Setores Sociais Básicos – PMAT. O financiamento, também aprovado pela Câmara, será destinado ao projeto de modernização da administração pública, previsto no Planejamento Estratégico de Salvador. Dentre os projetos que serão viabilizados com os recursos estão a modernização do parque tecnológico (redes, sistemas e equipamentos) das secretarias de Gestão, da Fazenda, Procuradoria e Sucom.

Na área de mobilidade urbana já foi autorizado também a contratação de empréstimo de R$ 300 milhões junto à Caixa Econômica Federal (CEF), para a construção do corredor exclusivo de ônibus rápidos (BRT) entre as regiões da Lapa e a Ligação Iguatemi Paralela (LIP). Além da operação de crédito, ainda serão acrescidos ao projeto R$ 300 milhões de recursos do Orçamento Geral da União, além de outro pleito de operação de crédito - R$ 130 milhões para a macrodrenagem.

No Banco Mundial (Banco Internacional para Reconstrução e Desenvolvimento - Bird) serão captados R$ 889,2 milhões, em fase de conclusão de carta consulta, para projeto de ações nas áreas de educação infantil, ensino fundamental, gestão do ensino, atenção básica de saúde, urgências e emergência, saúde especializada e fortalecimento da rede de assistência social do município.