0
0
0
s2sdefault

Mais um contêiner de lixo subterrâneo está em fase de implantação na nova Barra, na altura do Porto.

Mais um contêiner de lixo subterrâneo está em fase de implantação na nova Barra, na altura do Porto. Esse é o segundo equipamento instalado na região – o primeiro está perto do Forte Santa Maria, promovendo o início de uma transformação do perfil da coleta de lixo na cidade. Ambos estarão em pleno funcionamento a partir da sexta-feira (22), quando será inaugurado o trecho requalificado da Orla, a partir das 16h. O terceiro contêiner será implantado no Farol, tão logo seja desmontado o canteiro de obras pela Odebrecht, que executa as intervenções para requalificação da Barra.

Apenas o equipamento do Forte Santa Maria tem três compartimentos internos, sendo dois para resíduos úmidos e um para seco. Os outros dois contêineres possuem dois compartimentos cada, um para cada tipo de resíduo. O cidadão poderá descartar o resíduo através de uma lixeira aparentemente comum, mas que não tem fundo. Ou seja, o lixo segue direto para o contêiner subterrâneo. Aqueles que têm dois compartimentos podem armazenar até 1,6 tonelada de resíduo. O que tem três compartimentos pode armazenar até três toneladas. O lixo ficará, portanto, isolado para evitar mau-cheiro e presença de animais.

E mais: as intervenções não têm qualquer custo para a Prefeitura porque os contratos com as empresas que realizam a coleta prevêem a aquisição dos novos equipamentos. A instalação fica sob a responsabilidade da Limpurb, que dará a destinação correta ao material coletado – os secos irão para as cooperativas de reciclagem que atuam em Salvador. Um dispositivo informará a empresa sobre a necessidade de retirada do resíduo quando alcançar 80% da capacidade. Os veículos que farão a coleta já estarão adaptados com uma grua, e, através de um controle remoto, o resíduo será despejado na caçamba.

Até 2015, serão 20 contêineres espalhados em diversos pontos, a exemplo do Subúrbio, Lagoa do Abaeté e Cajazeiras. Em setembro, a novidade chega ao Mercado Modelo, outro importante ponto turístico da cidade. Criada na Alemanha, a novidade já faz parte do cotidiano de locais como Espanha e Emirados Árabes. No Brasil, apenas Fortaleza, São Paulo e Paulínia, no interior paulista, possuem o equipamento. Essa última, inclusive, foi a pioneira no país e já possui os contêineres em 20 pontos da cidade. 

 

0
0
0
s2sdefault

Fale Conosco

O seu canal de comunicação com o nosso site. Caso tenha dúvidas, sugestões ou solicitações de serviços, por favor, mande mensagem que teremos prazer em respondê-la.

Enviando...