A ideia de promover uma harmonização entre veículos e pessoas em um mesmo espaço, convivendo de maneira integrada nos trechos com piso compartilhado na nova Orla da Barra, que será inaugurada na próxima sexta-feira (22), provoca profundas mudanças na mobilidade do local. As alterações implantadas pela Transalvador visam garantir a interação de maneira ordenada e segura para todos. Algumas delas foram implantadas desde o início das obras.

No trânsito, as principais mudanças acontecem na Avenida Sete de Setembro, trecho entre a ponta da Rua Barão de Itapuã até o Yatch Club, e na Avenida Oceânica, entre o Barracenter e o Caranguejo do Farol. Nesses locais, o trânsito de veículos será permitido apenas para moradores e prestadores de serviços essenciais, com velocidade máxima de 20km/h. O estacionamento estará proibido.

Os veículos poderão circular com velocidade de até 30km/h na Avenida Sete de Setembro (no trecho entre o Hospital Espanhol e o Farol da Barra), trecho da Avenida Princesa Isabel (próximo ao Porto da Barra) e nas ruas Marquês de Caravelas, Marques de Leão, Afonso Celso, Lemos de Brito, Barão de Itapuã e Barão de Sergy. O controle de velocidade será feito por meio de fotossensores instalados em pontos estratégicos das vias.

O estacionamento de veículos estará garantido através de vagas que serão disponibilizadas em duas modalidades: Zona Mista (que reúne as zonas Azul e Verde) e a Zona Verde, a depender da via. A Zona Azul é aberta ao público em geral e funcionará todos os dias, das 7h às 18h, com tarifa de R$3 para curta duração (período de duas horas) e de R$6 para o período noturno (19h às 7h do dia seguinte).

Já a Zona Verde é destinada a pessoas que residem na via, mas cujo imóvel não possui garagem. Para utilizar este tipo de vaga, é necessário solicitar a credencial na Transalvador que, após avaliação e aprovação do pedido, emitirá o documento que deverá estar visível no parabrisa do veículo. O horário de funcionamento será de segunda a sexta-feira, das 19h às 7h do dia seguinte; sábados, a partir das 14h; e durante todo o domingo.

A Zona Mista está localizada nas duas vias da Rua Marques de Leão e no lado direito da Rua Barão de Sergy. Apenas a Marques de Leão terá Zona Azul para o período noturno. A Rua Afonso Celso terá exclusivamente Zona Verde, com funcionamento no período noturno no lado direito da via.

A Transalvador instalou os chamados segregadores (pequenos blocos de concreto em formato triangular) para evitar que os veículos estacionem em cima do passeio nas demais ruas. A sinalização também foi contemplada pelo órgão para indicar a nova velocidade das vias, fiscalização eletrônica e as áreas de Zonas Azul e Verde.