A Secretaria de Promoção Social e Combate à Pobreza (Semps) convoca os beneficiários do programa Bolsa Família de Salvador a comparecer a um dos postos de atendimento, de segunda a sexta-feira, das 8 às 16h, para realizar a atualização cadastral obrigatória. O prazo termina no dia 14 de setembro e este ano, de acordo com a secretaria, 13.307 famílias precisam fazer o procedimento. Quem deixar de realizar a atualização no prazo terá o benefício bloqueado no mês de novembro. Caso a situação não seja regularizada até dezembro, o benefício será cancelado em janeiro de 2015.

A atualização é obrigatória e acontece a cada dois anos, mesmo que não tenham sido registradas mudanças dos dados pessoais ou de familiares do beneficiário. Aqueles que devem comparecer aos postos de atendimento recebem mensagem escrita no extrato emitido no momento do saque do benefício, além da convocação feita pela Semps.

De acordo com o secretário Henrique Trindade, ocorreu uma diminuição significativa no número de famílias que necessitam atualizar o cadastro. “Em 2013, mais de 77 mil famílias tinham esta pendência. No entanto, graças ao trabalho desenvolvido pelas equipes da Semps, ao aumento do número de postos de atendimento e à descentralização do atendimento por meio do Bolsa Família Móvel, reduzimos o contingente para 18.939 beneficiários. Ou seja, alcançamos 75,64% do público alvo.”

Locais de atendimento
- Comércio – Rua Conselheiro Saraiva, 28;
- Boca do Rio – Rua Abelardo de Carvalho, 141, anexo ao colégio Imeja;
- Núcleo de Atendimento Jurídico – NAJ Shopping Baixa dos Sapateiros (atendimento exclusivo para agendados): Rua J.J. Seabra, 111, Baixa dos Sapateiros;
- Sede das Prefeituras-bairro do Centro (Edifício Ranulfo Oliveira, Praça da Sé), Itapuã (Avenida Dorival Caymmi, ao lado do NACS de Itapuã), Cidade Baixa (Avenida Porto dos Mastros, Ribeira - em frente à Biblioteca Pública Municipal) e Cajazeiras (Estrada da Paciência, Cajazeiras VIII - perto do Hospital Jaar Andrade);
- Agências da Coelba: Liberdade, Periperi, Itapuã, Pirajá, Praça da Sé.
Documentos necessários
- Responsável Legal: RG, CPF, título de eleitor, carteira de trabalho e comprovante de residência.
- Demais pessoas da casa: RG e título de eleitor para maiores de 18 anos; RG e/ou certidão de nascimento e atestado de frequência escolar para menores de 18 anos; carteira de trabalho (para todos os maiores que possuam); e cartão de vacinação atualizado (para menores de 6 anos). Em caso de falecimento de algum dos dependentes, levar certidão de óbito.