.

Neste fim de semana (2 e 3), a Prefeitura do Salvador disponibiliza serviços essenciais que funcionam em esquema de plantão. A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) mantém nove unidades de pronto atendimento 24 horas nos bairros de Valéria, Boca do Rio, Periperi, Centenário, Itapuã, Pernambués, Tancredo Neves, São Marcos e Imbuí. Em casos de urgência e emergência, a população também pode acionar o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), através do número telefônico 192.

Além disso, a SMS promove neste sábado (2) a ação Agosto Azul, no Centro de Saúde Santo Inácio, no bairro de Santo Inácio. O evento, que começa às 9h, oferecerá serviços como palestras, distribuição de preservativos, testes rápidos de HIV, hepatite e sífilis, assim como consultas médicas e odontológicas.

Os guardas municipais da Superintendência de Segurança Urbana e Prevenção à Violência (Susprev) vão dar apoio no sábado e domingo à Superintendência de Trânsito e Transporte (Transalvador) no controle de transportes clandestinos e blitze da Lei Seca na cidade. O grupamento também estará presente na Operação Silere, de combate à poluição sonora na cidade, em parceria com a Superintendência de Controle e Ordenamento do Uso do Solo do Município (Sucom), Transalvador e polícias Civil e Militar. A atuação da Guarda Municipal é estendida, ainda, em parceria com a Semop na fiscalização do comércio informal, além do trabalho rotineiro nas praças e ruas da cidade.

A Coordenadoria de Salvamento Marítimo (Salvamar), que garante a segurança dos banhistas na orla de Salvador, atua neste final de semana em 38 postos fixos, instalados no trecho entre as praias do Jardim de Alah e Aleluia, além das ilhas de Bom Jesus dos Passos e dos Frades (localidade de Paramana). O serviço também vai disponibilizar quatro postos móveis que percorrerão o trajeto, dando apoio às ações dos salva-vidas na Orla.

A Defesa Civil de Salvador (Codesal) prossegue com atuação 24 horas na proteção civil dos cidadãos, com reforço nas atividades por conta da Operação Chuva, em parceria com os órgãos que compõem o Sistema Municipal de Defesa Civil (SMDC). Qualquer situação envolvendo casos como deslizamento de terra, alagamento de área e ameaça de desabamento podem entrar em contato com o órgão através do número gratuito 199.

A Sucom prossegue com as ações de fiscalização da poluição sonora nas ruas, dando apoio também ao TRE-BA na fiscalização de publicidade política irregular na cidade. As denúncias referentes à poluição sonora podem ser feitas através do número (71) 2201-6900.

A Transalvador prossegue com as atividades de ordenamento do trânsito e transporte na cidade, incluindo as blitze de combate à alcoolemia ao volante (Lei Seca). As situações podem ser comunicadas pelos telefones 118 e (71) 3172-8787.