Esse fim de semana está com uma programação pesada para os amantes da bike.

Esse fim de semana está com uma programação pesada para os amantes da bike. Um desafio ciclístico será realizado no domingo (8), com saída da avenida Magalhães Neto, na Pituba, às 8h. Além da competição, que contará com ciclistas profissionais, haverá também um passeio ciclístico para os amadores e iniciantes, com saída no mesmo horário, do Jardim de Alah. Além disso, os pequenos poderão se divertir com um minicircuito em Mussurunga ou com a Escolinha Bike na Barra.

A avenida Magalhães Neto, que vem sendo o point de diversão dos pedestres, usuários de patins, skate e bike nos domingos e feriados, sedia o 8º Desafio Ciclístico Salvador. A prova tem um circuito de 3.800 metros, com largada às 8h. O evento é promovido pela Federação Baiana de Ciclismo (FBC), Federação Baiana de Esportes Radicais e Aventura (FEBERA) e Associação dos Bicicleteiros da Bahia (ASBB), em parceria com a Empresa Salvador Turismo (Saltur) e Movimento Salvador Vai de Bike. A expectativa, segundo os organizadores, é reunir 200 atletas de todo o Brasil. Devido ao evento, a avenida não será utilizada como ciclofaixa de lazer e turismo neste domingo.

Já o Passeio Ciclístico Salvador, também apoiado pela Prefeitura, objetiva incentivar a utilização da bicicleta como meio de transporte e atividade física. A ação, que acontecerá em paralelo ao Desafio, será realizada no Jardim de Alah, às 8h, e as inscrições devem ser feitas com antecedência, juntamente com a doação de 2kg de alimentos não-perecíveis. Os participantes  vão concorrer a duas bicicletas. Para aqueles que não têm bicicleta, a opção será pegar como empréstimo as "azuizinhas" na tenda que será montada no local. Vale destacar que, para o empréstimo, é necessário se cadastrar e pagar o valor de R$1. O cadastro pode ser feito na tenda ou pelo site www.ciclofaixa-ssa.com.br. Para mais informações, basta ligar para (71) 3356-2584 ou encaminhar mensagem para O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo..

Minicircuito e Escolinha Bike - Também no domingo (8) será montado um minicircuito no Bairro de Mussurunga, das 9h às 12h. Na ocasião, crianças de 2 a 7 anos vão poder pedalar com suas próprias bicicletas ou com minibicicletas do projeto Salvador Vai de Bike. Ciclistas da Escola Bike Anjo também vão estar no local ensinando os pequenos a obter mais segurança durante as pedaladas. Já a Escolinha Bike será realizada ao lado do Farol da Barra, no sábado (7) e no domingo (8), das 9h às 16h. Com o objetivo de fomentar o uso das bicicletas nos pequenos, o minicircuito do Itaú também auxilia na formação de cidadãos mais conscientes em relação ao trânsito e a mobilidade urbana.​