Os serviços de micro e macrodrenagem realizados de forma preventiva pela Prefeitura têm garantido que, mesmo com fortes chuvas deste período do ano, não sejam registrados grandes alagamentos na cidade. As ações são executadas pela Superintendência de Conservação e Obras Públicas do Município (Sucop) que, até o momento, já concluiu a limpeza de 30 canais (macrodrenagem). São obras que beneficiam quem mora, trabalha ou transita diariamente em diferentes regiões da cidade, a exemplo do Bairro da Paz, São Cristóvão, Periperi e as avenidas ACM e Juracy Magalhães Jr.

“Os resultados positivos que estamos vendo são fruto de um trabalho que deixou de ser corretivo e passou a ser preventivo. Tentamos nos antecipar aos problemas em vez de apenas saná-los”, afirma o diretor de Manutenção de Conservação da Sucop, Luciano Sandes. Sobre os serviços de microdrenagem, ele explica que envolvem a desobstrução de caixas de sarjeta e de passagem, de poços de visita, de redes e galerias e, ainda, limpeza das calhas e valas. Baixa do Fiscal, Avenida Afrânio Peixoto (Suburbana) e Avenida Luiz Viana Filho (Paralela) estão entre as áreas beneficiadas pela microdrenagem.

Já na macrodrenagem ou limpeza de canais muitas vezes são utilizados equipamentos pesados, capazes de retirar terra, detritos e até eletrodomésticos e móveis depositados nesses locais. As duas ações se completam. “A realização da micro e macrodrenagem permite que a água captada da chuva siga pela rede sem obstáculos até os canais, que também foram desobstruídos, até desaguarem no mar. Além de evitar os transtornos à população no período de chuva, devido aos alagamentos, essas intervenções também ajudam a preservar a qualidade da asfalto e da infraestrutura da cidade”, explica o diretor.

Até o momento, a Prefeitura já concluiu a limpeza dos canais em áreas como: Trobogy; Periperi (Paraguari); Castelo Branco (Canal da Creche); São Cristóvão; Vale do Matatu (Canal da Baixa do Tubo); Itapuã (Beira-rio até a Ponte da Rua da Ilha e Canal da Colina da Fonte), Bairro da Paz (Rua da Resistência); Avenida Juracy Magalhães/Lucaia; Avenida ACM; Vale das Pedrinhas; Cajazeiras; Santa Mônica; Lobato; e Dom Avelar.