Somente nos dois primeiros meses de 2024, a Empresa de Limpeza Urbana de Salvador (Limpurb) realizou 11 ações de prevenção e erradicação do mosquito da dengue. Nas intervenções, foram recolhidas cerca de 37 toneladas de resíduos entre inservíveis, poda, domiciliar e construção civil.

As atividades têm como base a vistoria de pontos focais de proliferação de mosquito e limpeza destes locais. Muitos destes pontos são acometidos pelo descarte de resíduos irregulares em espaços públicos como canteiros, praça ou terrenos baldios.

O descarte irregular de resíduos impacta de diversas formas na cidade: mau cheiro, poluição do solo e até mesmo a incidência de vetores e doenças. Com antecipação do período chuvoso na cidade, aumenta ainda mais a incidência e proliferação de insetos como o mosquito Aedes aegypti, transmissor da zika, dengue e chikungunya.

Normalmente, o índice pluviométrico de Salvador aumenta no segundo trimestre, nos meses de abril a junho. Porém, este ano, as chuvas chegaram mais cedo na cidade, ocasionando também a antecipação da intensificação dos serviços e ações de limpeza urbana.

“A gente segue executando essas ações com a finalidade de erradicar o crescimento do mosquito da dengue, mas o apoio da população é fundamental. Não deixar água parada, acondicionar corretamente os resíduos, colocar areia nos caqueiros de casa são algumas das pequenas ações que podemos fazer para evitar o surgimento do Aedes aegypti”, destaca o presidente da Limpurb, Omar Gordilho.

Além disso a pasta, quando solicitada, atua em parceria com a Secretaria Municipal da Saúde (SMS), através do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), com o acompanhamento da equipe, limpeza e recolhimento de resíduos que causem a proliferação do mosquito na cidade.

Texto: Ascom/Limpurb