O Serviço de Intermediação de Mão de Obra (Simm), vinculado à Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Emprego e Renda (Semdec), elaborou uma agenda para esta sexta-feira (8), Dia Internacional da Mulher. Nesta data, o Simm vai atender exclusivamente o público feminino na sede do órgão, na Rua Miguel Calmon, 506, Edifício Ouro Preto, no Comércio, das 7h às 16h.

O atendimento será por demanda espontânea para pesquisa de emprego, sem necessidade de fazer agendamento prévio. O atendimento nas dez Prefeituras-Bairro permanece para o público geral.

Às 8h, está prevista a assinatura do contrato entre a Prefeitura, por meio da Semdec, e o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), que prevê a realização, nos meses de março e abril, atividades de capacitação exclusivamente para as mulheres. Pelo Programa Mulher Salvador, estarão disponíveis 220 vagas de cursos de pedreiro, eletricista instalador predial, gesseiro, confeccionador em moda íntima, recepcionista em meio de hospedagem, camareira em meio de hospedagem, recepção e atendimento em meio hospitalar, penteado e maquiagem e oficina de geladinho gourmet.

Aliada à capacitação, as participantes receberão uma mentoria de empregabilidade ou empreendedorismo, conforme o interesse de cada uma e ainda terão direito a receber o certificado e o kit empreendedor.

“Cada vez mais, as mulheres vêm avançando no mercado de trabalho, ocupando inclusive vagas tradicionalmente preenchidas pelos homens. A programação de cursos para os meses de março e abril contempla algumas delas, como eletricista, pedreiro e gesseiro. Será uma excelente oportunidade para as mulheres adquirirem novas opções de atividades no mercado de trabalho”, destacou a diretora do Trabalho e Empreendedorismo da Semdec, Maria Eduarda Lomanto.

A programação do Dia da Mulher inclui também uma prática ‘in loco’ para elaboração do currículo profissional, durante horário de atendimento do Simm. Conforme o Programa Simm Prepara, a participante receberá orientações técnicas de profissionais de RH para montar de forma atraente o seu CV, tendo ainda a possibilidade de levá-lo e usá-lo para apresentação em processos de seleção de emprego. Além disso, das 9h às 11h30, será ministrada a palestra “Marketing Pessoal e Profissional; como você cuida da sua imagem?”.

Texto: Ascom/Semdec