O Centro de Controle e Zoonoses (CCZ) de Salvador, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação (Smed), está intensificando esforços para combater a proliferação do Aedes aegypti, mosquito transmissor de doenças virais como dengue, zika e chikungunya. Na quarta-feira (6), a ação foi realizada na Escola Municipal de Nova Esperança Professor Arx Tourinho, localizada na Rua Castro Alves, no bairro de Nova Esperança.

Na ocasião, além de agentes da CCZ, gestores, professores e alunos participaram das diversas atividades, que incluíram palestras, orientações, além de vacinação contra a dengue. De sala em sala, Isabel Cristina Santos, agente de combate às endemias do órgão, enfatizou que o trabalho de prevenção começa dentro de casa.

“Todo o processo de evitar e eliminar começa dentro das nossas residências. O CCZ traz para as salas de aula a importância da prevenção. Esse é o nosso trabalho, orientar o caminho para evitar a proliferação da doença, através do mosquito. O CCZ vem trazendo isso nas escolas, em todas as unidades, independentemente da faixa etária”, declarou Isabel.

A diretora da instituição, Sueli Mascarenhas, destacou a importância da ação para a comunidade, especialmente por ser uma área em situação de vulnerabilidade social e ter pouco conhecimento sobre o assunto. Ela ressaltou o trabalho contínuo de conscientização realizado na unidade desde o início do ano.

“Essa ação vem fortalecer o que nós já vínhamos fazendo desde o início do ano. A gente já vinha trabalhando com a questão da conscientização, tanto com os nossos alunos quanto os moradores da comunidade. Já fizemos reuniões para conscientizar as famílias sobre os cuidados que devemos ter”, afirmou a gestora.

O aluno Gabriel de Oliveira Silva, de 10 anos, citou a necessidade de o poder público fornecer informações essenciais no combate à dengue. “Essas ações nas escolas são importantes para prevenir os alunos, ajudando no combate à dengue. Elas fortalecem a campanha e nos trazem informações essenciais”, mencionou o estudante.

Reportagem: Mateus Soares/Secom PMS