Um dos principais meios de transporte entre as cidades Alta e Baixa, o Plano Inclinado do Pilar foi entregue completamente recuperado pela Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Mobilidade (Semob), na manhã desta quarta-feira (5). Construído em 1897, o equipamento liga a Rua do Pilar, na Cidade Baixa, ao bairro de Santo Antônio Além do Carmo, e estava fechado desde o início de 2013. O investimento foi de R$910 mil.

Na cerimônia de reinauguração, o prefeito ACM Neto relembrou a expectativa de moradores e comerciantes para que o plano inclinado voltasse a funcionar e ressaltou que a ação, aliada ao projeto Pelourinho Dia e Noite, vai fazer com que as pessoas voltem a circular pela região do Santo Antônio e Pilar. “Além da melhoria da mobilidade, o retorno do Plano Inclinado do Pilar também é visto como um incremento ao turismo e comércio na região do Centro Histórico, o que vai impactar positivamente na economia da cidade”.

De acordo com o secretário da Semob, Fábio Mota, a expectativa é de que 600 pessoas utilizem o equipamento, com tarifa a R$0,15, das 7h às 19h, de segunda a sexta-feira. Durante um mês, o acesso será gratuito. A Guarda Municipal estará presente todos os dias para ajudar a promover a segurança no local, que também é reforçada com a instalação de câmeras nas cabines. Outro plano inclinado – desta vez o Gonçalves, que liga a Praça da Sé ao Comércio – vai ganhar novo maquinário, mais moderno e seguro, o que evitará os constantes problemas técnicos devido ao sistema mecânico antigo.

Os usuários de bicicletas também vão poder utilizar o plano, que transportará uma bike por viagem. A comunidade local comemorou a ação, como demonstrou a moradora Maria Ubaldina Santana, de 85 anos. “É muito importante a reabertura pra mim e pra todos os que moram nas redondezas, pois é muito difícil descer o Taboão, principalmente pra mim que sou idosa. Agora posso ir e voltar do Comércio mais fácil”, finalizou.

Melhorias - A reforma do Plano Inclinado do Pilar incluiu a instalação de portões automatizados de acesso nos setores de embarque superior e inferior; fornecimento e instalação de comandos microprocessadores com sistema de inversor de frequência variável; novos blocos e segurança nas cabines dos bondes; substituição de fiações elétricas e cabo de aço; e mesa de operação automatizada que controla a movimentação e acionamento dos bondes.

Além disso, foram promovidas instalação de sistema de câmera para monitoramento de embarque dos patamares de acesso superior e inferior; novos quadros de força de acionamento do bonde e sistema de iluminação do prédio; pintura geral dos patamares superiores e inferiores e da área externa do prédio; construção de rampa de acesso da área externa; e automação do elevador de Portadores de Necessidades Especiais (PNE).