A Escola Jardinagem Itinerante, projeto da Secretaria da Cidade Sustentável (Secis), iniciou atividades nesta quarta-feira (5) com a participação dos alunos da Escola Municipal Irene Costa, no bairro de Jardim Nova Esperança. Na ocasião, foram plantadas dezenas de mudas de árvores em um canteiro criado em frente à unidade de ensino. Além dos estudantes, o ato contou com a participação do secretário André Fraga (Secis), professores e voluntários, todos dispostos a sujar as mãos de terra e dar uma parcela de contribuição ao meio ambiente, a partir da revitalização dos espaços verdes da cidade e da reinserção de espécies nativas da Mata Atlântica.

"A ideia para a criação do projeto surgiu durante a realização do nosso trabalho de arborização da cidade, que é constante. Percebemos a necessidade de ajustar questões referentes ao envolvimento da comunidade com as atividades. Queremos, com isso, ampliar a forma como as pessoas se relacionam com o meio ambiente, então buscamos formas de interagir com elas a partir do plantio de árvores. Dessa forma, todos terão uma sensação de pertencimento, aquele orgulho de poder dizer 'ajudei a plantar aquela árvore!'. Além disso, as plantas melhoram o clima da cidade e das casas das pessoas. Nosso objetivo é envolver comunidade, escolas, moradores do entorno desses colégios, pais e responsáveis de maneira geral, para que sintam a importância do trabalho. Vamos rodar com nossa Kombi por toda Salvador, atendendo aos chamados das comunidades que desejarem ter nosso projeto", avisa André Fraga.

Educação ambiental - Participaram do evento cerca de 250 estudantes. Luciana Nogueira, diretora do colégio, exalta a iniciativa. "Essas crianças ficarão em média de 8 a 10 anos estudando aqui. É tempo suficiente para que vejam estas árvores crescerem e para que aproveitem a sua sombra. Desde que iniciamos as aulas, trabalhamos este processo de educação ambiental, buscando desenvolver nas crianças esse sentimento de cuidar da natureza. É algo que se fala bastante em sala de aula, mas eles precisam deste contato real, desse tipo de ação com liberdade para mexer na terra e ter contato com o meio ambiente". Inaugurada há um mês, a Escola Municipal Irene Costa oferece ensino em tempo integral, que conta com a grade normal de disciplinas básicas, além de oficinas diversas, que envolvem atividades como reforço escolar, aulas de música e dança. Os 392 alunos matriculados têm idade entre 3 e 10 anos e permanecem no local das 8h às 16h30.

Bastante empolgada e atenta a todas as atividades, Bianca Karolina Docilio, de 6 anos, foi uma das crianças escolhidas para realizar o plantio de mudas no canteiro em frente à escola. "Estou muito feliz porque estou realizando uma ação importante para a natureza. Nós aprendemos que sem cuidar do meio ambiente não conseguimos respirar. Não podemos acabar com as árvores, senão ficaremos sem nada no futuro", conta.

Uma das voluntárias na ação desta quarta, a administradora de empresas Suzane Almeida, conheceu a proposta via redes sociais e elogia a iniciativa da Prefeitura. "Achei bastante interessante a ideia de incentivar cada vez mais o plantio de árvores em nossa cidade, inclusive com a inserção das crianças nesse projeto, e quero ser cada vez mais parte desse trabalho maravilhoso de revitalizar os espaços públicos das diversas comunidades de Salvador. Espero que este seja o primeiro de muitos canteiros espalhados pela cidade", diz.

E será. De acordo com informações da Secis, a iniciativa ocorrerá em outros pontos da cidade. Na sexta-feira (7), o mesmo será feito na Praça Pau Brasil, no Rio Vermelho, a partir das 9h30, e na semana seguinte, no dia 14, a Escola Jardinagem Itinerante alcançará a Praça da Paz, no Calabetão, em horário ainda a ser definido. Pessoas interessadas em levar a iniciativa para a sua região poderão solicitar vistoria técnica através do (71) 3316-1899. Locais públicos considerados aptos para o plantio de mudas de espécies nativas da mata atlântica poderão receber a iniciativa, exceto terrenos de risco, como encostas ou aqueles onde haja grande movimentação de veículos pesados. É necessário também o envolvimento direto da comunidade com o projeto.