O impasse entre a Prefeitura de Salvador e o Esporte Clube Bahia envolvendo o terreno da antiga sede de praia do clube, na Boca do Rio, foi solucionado na manhã desta sexta-feira (26), com a assinatura do documento de desapropriação da área e da cessão das Transferências do Direito de Construir (Transcons) ao clube. A ação foi realizada pelo prefeito ACM Neto no Fazendão, em Itinga, com as presenças do presidente do Bahia, Marcelo Sant’Anna, do vice-presidente do clube, Pedro Henriques, dos secretários de Urbanismo e Educação, Sílvio Pinheiro e Guilherme Bellintani, respectivamente, e do diretor-executivo do Bahia, Marcelo Barros.

A ação possibilitou que o município pudesse ressarcir o Esporte Clube Bahia pelo terreno com área total de 23.149 m², no valor de cerca de R$40 milhões em Transcons. Do total, foram abatidos cerca de R$11 milhões em débitos do clube com a Prefeitura e o restante do valor poderá ser negociado pelo próprio clube com empresas que desejam aumentar o potencial de construção imobiliário na capital baiana. Esta foi a primeira cessão de Transcon realizada desde 2013.

Antes da assinatura dos documentos, o prefeito foi convidado a acompanhar o treino dos jogadores profissionais do Bahia, que se preparam para a partida contra o Luverdense neste sábado (27), na Arena Fonte Nova, pela nona rodada da série B do Campeonato Brasileiro. Na ocasião, o prefeito, que também é torcedor do Bahia, cumprimentou o treinador Sérgio Soares e o auxiliar técnico Charles Fabian, além dos jogadores Titi, Kieza e Maxi Biancucchi, e recebeu duas camisas personalizadas, cujos modelos serão lançados na próxima semana.

Para o prefeito, o momento é fruto da credibilidade e conduta correta da Prefeitura e do Esporte Clube Bahia. “A resolução desse impasse contou com o esforço de toda a equipe municipal, que trabalhou para transformar o local em uma vista agradabilíssima para o mar e um importante espaço de lazer para a população, no primeiro trecho de orla entregue na atual gestão. A ação também só foi possibilitada pela credibilidade que o Bahia possui hoje, com pessoas corretas e que estão trabalhando para reestruturar o clube”, afirmou.

ACM Neto complementou que negociações também estão sendo feitas com o Esporte Clube Vitória para solucionar débitos tributários do clube com o município, além da recuperação do entorno do Estádio Manoel Barradas (Barradão). Ele citou ainda que o Programa de Recuperação de Campos de Quadras, desenvolvido através da Secretaria Municipal de Promoção Social, Esporte e Combate à Pobreza (Semps), vai contribuir para revelar novos talentos no futebol em diversos pontos da cidade.

O presidente Marcelo Sant’Anna agradeceu o empenho da Prefeitura na resolução do trâmite. “Era uma grande aflição de todos, sejam dirigentes, jogadores, funcionários e torcedores, para que a questão fosse solucionada. Isso vai auxiliar tanto o desempenho dentro de campo como na infraestrutura do clube. Certamente, teremos uma estrutura mais sólida e competitiva”, ressaltou, ao completar também que a maior parte dos recursos será aplicada no aumento do patrimônio do Bahia.