Salvador dá um importante passo na área de mobilidade com a implantação da Linha 2 do metrô, que vai possibilitar que milhões de soteropolitanos percorram mais rapidamente o trecho entre o Acesso Norte e o Aeroporto. A entrega dos 12 alvarás de liberação da Prefeitura para realização das obras no canteiro central da Avenida Luis Viana Filho (Paralela) foi realizada nesta quinta-feira (11), durante cerimônia na Procuradoria Geral do Estado (PGE), no Centro Administrativo da Bahia (CAB). Na mesma oportunidade, também foi assinada a autorização para o início das obras na avenida, que acontece já nesta sexta-feira (12).

O evento contou com a presença do prefeito de Salvador, ACM Neto; do prefeito de Lauro de Freitas, Márcio Paiva; do governador Rui Costa; do presidente da CCR Metrô Bahia, Luis Valença; demais autoridades e funcionários do metrô. Para todos, a ação é um momento histórico para a capital baiana, já que foram reunidos esforços de todas as esferas para uma importante ação em prol da população. “A Prefeitura estará sempre a postos para dar as mãos a parcerias importantes para a cidade. Este momento será reconhecido como o trabalho realizado corretamente por todos que a governam, tudo isso em favor da população”, ressaltou ACM Neto.

O prefeito também ressaltou o papel decisivo e imprescindível para o desenvolvimento do metrô na cidade. “Em quatro meses, conseguimos desatar um nó de 12 anos e, assim, transformar o sonho em realidade primeiro ao transferir a gestão do metrô para o governo estadual e, depois, no desenrolar do processo. Também colocamos recursos do Município no projeto, a exemplo da concessão de incentivos fiscais e mobilização dos órgãos municipais tanto para o desenvolvimento quanto no auxílio à operacionalização das obras. Com isso, vamos permitir que as pessoas possam se deslocar pela cidade com segurança e em menos tempo. Foi isso que nos moveu para a construção desse projeto”, destacou.

Para a concessão dos alvarás de liberação para as obras do metrô, a Prefeitura fez uma análise cuidadosa e criteriosa da ação, e que todas as precações foram tomadas pelos entes responsáveis para que as obras trouxessem o mínimo de prejuízo para a rotina dos cidadãos durante as obras, a exemplo do trânsito. Um dos requisitos para a concessão dos alvarás, inclusive, é de que as obras fiquem concentradas no canteiro central da Paralela e que o tráfego de veículos pesados atenda à programação de horário, determinada pela Superintendência de Trânsito de Salvador (Transalvador).

Também foram consideradas para a ação a manutenção e, em alguns casos, ampliação das áreas verdes no canteiro central da avenida, assim como a integração do projeto com a realidade dos cidadãos, a exemplo da Estação Pernambués, que será implantada em uma área densamente povoada. A implantação do metrô também vai resultar na recuperação e implantação de novas passarelas, assim como a integração com os três complexos viários em instalação no trecho.

O governador Rui Costa parabenizou e agradeceu a Prefeitura pelo esforço, já que a cidade e o estado possuem baixo volume de recursos. Ele aproveitou para pedir que os dois novos corredores viários – as linhas Azul e Vermelha que ligam o Subúrbio à Orla sejam inclusos no novo Plano Diretor da cidade, assim como uma nova colaboração para a concessão do alvará de liberação para a implantação do VLT na Cidade Baixa. Também lembrou que uma nova parceria entre as esferas estadual e municipal será realizada para implantação do BRT entre a Lapa e o Iguatemi, com projeto desenvolvido e executado pela Prefeitura.