O prefeito ACM Neto abriu nesta quinta-feira (14) a IX Conferência Municipal dos Direitos da Criança e Adolescente, realizada na Fundação Luís Eduardo Magalhães (FLEM), no Centro Administrativo da Bahia (CAB). Essa é uma iniciativa do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), através da Secretaria de Promoção Social, Esporte e Combate à Pobreza (Semps). Neto garantiu a manutenção do diálogo com o Conselho para a elaboração de novas políticas públicas de apoio às crianças e adolescentes, complementando os esforços já implementados, seja na área social ou na educação.

O secretário Bruno Reis (Semps), que também participou da abertura da Conferência, disse que entre os projetos que asseguram os direitos das crianças e adolescentes estão o Primeiro Passo, que concede auxílio financeiro de R$ 50 mensais às famílias com filhos de até cinco anos que residam em áreas onde não há vagas na educação infantil, seja na rede pública ou conveniada; a implantação, até 2016, de seis Centros de Educação Integral, que vão permitir ações no contraturno das escolas; e a construção simultânea de 44 Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs) para a oferta de 14 mil novas vagas. Há ainda os Centros de Convivência Socioassistenciais, que também disponibilizam atividades para que crianças e adolescentes tenham ocupação enquanto não estão nas escolas, além de preparar jovens para mercado de trabalho.