Segundo a Codesal, as lonas são disponibilizadas para instalação em locais castigados pelas chuvas ou que estejam sob risco de deslizamento iminente. O equipamento evita também que um local em situação de emergência por conta de alagamentos seja ainda mais prejudicado.

Um total de 63.558 m² de lonas já foi entregue a 503 famílias que vivem em áreas consideradas de alto risco em Salvador, desde o dia 25 de abril, quando teve início o período das chuvas na capital baiana. De acordo com a Defesa Civil (Codesal), neste mesmo período foram registradas 2.827 chamadas de emergência e 650 famílias foram cadastradas para receber as lonas.

De acordo com Alvaro da Silveira, diretor-geral da Codesal, para ter acesso às lonas a população que mora em áreas de risco deve procurar o órgão através do telefone 199, ou ir diretamente à sede da instituição, localizada na Avenida Mario Leal Ferreira (Bonocô), nas proximidades da Estação Brotas do metrô, a fim de solicitar orientação mais detalhada.

"Após a procura por parte do morador de área de risco, um engenheiro da Codesal vai até a casa do cidadão para verificar a necessidade ou não de se autorizar a colocação das lonas. Geralmente, o equipamento é instalado pela própria Codesal, exceto em casos em que haja dificuldade de acesso à residência, quando o próprio morador é instruído sobre como colocar a lona", informou.