0
0
0
s2sdefault

Quem for utilizar o Castramóvel, serviço móvel de castração de cães e gatos disponibilizado gratuitamente pela Prefeitura por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SUS), vai contar com uma novidade.

Quem for utilizar o Castramóvel, serviço móvel de castração de cães e gatos disponibilizado gratuitamente pela Prefeitura por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SUS), vai contar com uma novidade. A partir deste mês de março, os atendimentos serão feitos através do sistema informatizado Vida, facilitando o acesso ao serviço. Com isso, os proprietários precisam apresentar apenas o próprio cartão SUS, documento de identificação e cartão de vacina antirrábica do animal.

Até o dia 26, o atendimento está sendo realizado no Centro de Saúde do bairro de Castelo Branco, na Rua A, 3ª Etapa de Castelo Branco, próximo ao presídio Lafayette Coutinho. Às segundas e terças-feiras, é feito o cadastramento e triagem do cão ou gato. Já as cirurgias de castração ocorrem às quartas e quintas-feiras. Podem ser feitas diariamente até 50 cirurgias gratuitas de castração, e a medida auxilia no controle da superpopulação dos animais, assim como evitar a transmissão de doenças aos humanos.

De acordo com chefe do setor de Vigilância Contra a Raiva do Centro de Controle de Zoonoses de Salvador (CCZ), Aroldo Carneiro, é importante que o animal a ser castrado esteja vacinado dentro do período de um ano e com, no mínimo, dez dias de antecedência da cirurgia.  “Caso o cão ou gato não com a vacina em dia, é necessário que os proprietários compareçam com o animal a um posto de vacinação com antecedência”, alertou.

Uma das presentes na ocasião foi a dona de casa Valnízia Santos, que levou o gato siamês Mel e a cadela poodle Quiara ao Castramóvel. “Acho muito boa essa iniciativa de castrar os animais, porque já tem muito bichinho nas ruas sem cuidados”. Acompanhado da cadela Nina, o aposentado Edivaldo Araújo compareceu cedo ao local. “Fiquei sabendo do atendimento, peguei informações, vacinei minha cachorra e, na semana que vem, retorno para fazer a avaliação e agendar a castração”, contou.

Em 2014 foram castrados 9.172 cães e gatos. A meta do CCZ é de que, em 2015, cerca de 10 mil animais possam ser castrados e imunizados.

0
0
0
s2sdefault

Fale Conosco

O seu canal de comunicação com o nosso site. Caso tenha dúvidas, sugestões ou solicitações de serviços, por favor, mande mensagem que teremos prazer em respondê-la.

Enviando...