Até o aniversário de Salvador, celebrado no dia 29 de março, a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Promoção Social, Esporte e Combate à Pobreza (Semps), pretende entregar à população três Conselhos Tutelares totalmente reformados. As reformas já começaram há uma semana nas instituições localizadas nos bairros da Liberdade, Federação e Barroquinha. No total, 12 das 13 sedes dos Conselhos Tutelares da cidade passarão por intervenções pontuais ou profundas até o início do segundo semestre. As obras estão a cargo da Secretaria Municipal de Manutenção (Seman), e sua execução está orçada em R$ 1,8 milhão.

O andamento da obras foi tema de reunião realizada hoje (09) pela manhã com as presenças do titular da Semps, Bruno Reis, do secretário de Gestão, Alexandre Pauperio, da promotora Ariadna Santos Correia, titular da 5ª Promotoria de Justiça da Infância e Juventude, e de representantes dos Conselhos Tutelares. O encontro foi realizada na sede da Secretaria de Gestão (Semge), nos Barris. "Além disso, asseguramos que vamos solucionar o problema da falta de segurança e de estrutura, inclusive de pessoal, para o funcionamento dos Conselhos Tutelares", informou Bruno Reis.

O secretário da Semps disse ainda que, após as reformas, não existirão mais sedes funcionando de forma compartilhada. "Teremos os 18 Conselhos Tutelares funcionando com sedes próprias. Já estamos resolvendo o problema do imóvel da unidade da Ilha de Maré, através de locação, e os outros quatro que ainda não tinham espaço próprio - Roma, Ipitanga, Barra e Pituba - também não precisarão mais atuar em local compartilhado. Assumimos esse compromisso na reunião", contou.

Intervenções - De acordo com o engenheiro especializado em edificações Oton Brito, funcionário da empresa M3S Comércio e Locação de Equipamentos Ltda., vencedora da licitação para a reforma dos equipamentos, dentre as intervenções programadas constam modificações nos telhados e demolição de paredes, além dos trabalhos internos. "A vistoria inicial indicou que os imóveis precisarão ainda de troca de lâmpadas, substituição de vidros quebrados nas janelas, pisos, portas, novos pontos de energia e vasos sanitários".

De acordo com informações da Seman, algumas unidades demandam intervenções mais intensas, como acontece com os Conselhos Tutelares localizados nos bairros de Itapuã e da Boca do Rio. "No caso desses dois, novas vistorias serão realizadas nas próximas semanas, antes do início das obras", avisou Oton Brito.

Mais intervenções - Para os próximos meses, a Semps pretende iniciar também os trabalhos de requalificação de outras instalações, como a reforma e modernização dos Centros de Referência da Assistência Social (Cras), da Casa do Trabalhador, dos Centros de Referência Especializado da Assistência Social (Creas) e dos Centros de Referência Especializado da Assistência Social para População em Situação de Rua (Centro Pop).