A Prefeitura de Salvador, por meio da Superintendência de Conservação e Obras Públicas (Sucop), inicia a partir da próxima semana a requalificação do Mercado Municipal do Largo Dois de Julho, mais conhecido como "Mercado das Flores". O ambiente será totalmente reformulado, conforme projeto elaborado pela Fundação Mario Leal Ferreira (FMLF). A reforma integra as ações dos programas "Território Empreendedor da Avenida Sete de Setembro" e de "Requalificação dos Mercados de Salvador", previstos no Planejamento Estratégico da Prefeitura.

O trabalho será iniciado com a montagem do canteiro de obras, seguid​o​ da demolição da atual estrutura, divisão dos boxes e levantamento de alvenaria. Além do mercado, as intervenções implicarão em melhorias no entorno do centro comercial. No total, a Prefeitura realizará intervenções em 6.728 m² de área, somando as dimensões de praça, largo e mercado.

A nova estrutura comercial terá 204 m² de área e abrigará um total de 80 ambulantes. O mercado contará com 12 boxes, banheiros e área de convivência, além da implantação de uma feira livre, voltada para o comércio de hortifrutigranjeiros. A reforma fará alterações ainda no mobiliário urbano e terá impacto na estruturação das vias de acesso e o trafego de carga e descarga na região. A pavimentação no entorno da praça será totalmente restaurada e haverá ainda requalificação do sistema de drenagem e da área onde fica a antiga fonte do bairro.

Ordenamento - Concluída a obra, terão início os trabalhos sob os cuidados da Secretaria Municipal da Ordem Pública (Semop), que realizará cadastramento, ordenamento e licenciamento dos permissionários. "De forma semelhante ao que ocorrerá no Mercado da Liberdade, os comerciantes serão distribuídos de acordo com o ramo de atividade", informa secretária de Ordem Pública, Rosemma Maluf. A pasta fica responsável também pela administração, limpeza e conservação do bem público.

"Este é o maior programa de revitalização de mercados municipais após mais de 20 anos sem intervenções de melhorias nestes equipamentos. Além da reforma física, vamos investir na qualificação dos permissionários em parceria com o Sebrae e Senac, no que diz respeito a melhoria no atendimento, na gestão dos pequenos negócios e na manipulação dos alimentos", afirma Maluf.

De acordo com o diretor de Obras da Sucop, Edson Bastos, além dos mercados do Largo Dois de Julho e da Liberdade, a Prefeitura tem ainda, em fase avançada de construção, os mercados de Itapuã e Cajazeiras. "O novo mercado que será erguido onde funcionava a antiga Feira do Curtume, na Baixa do Fiscal, ainda está em fase de projeto, e deve ter obras iniciadas ainda neste ano", informa Bastos
​.​