Prefeito comemorou organização e anunciou investimentos de R$ 5 milhões na promoção da cidade nos outros estados do Brasil e em outros locais do mundo

Salvador conseguiu mostrar nível de excelência na organização da Copa do Mundo. Esse foi o consenso dos atores municipais envolvidos no evento, em apresentação feita nesta segunda-feira (07), no Palácio Thomé de Souza, pelo prefeito ACM Neto e pelos secretários do Escritório Municipal da Copa (Ecopa), Isaac Edington, de Desenvolvimento, Turismo e Cultura (Sedes), Guilherme Bellintani, da Saúde (SMS), José Antônio Rodrigues Alves, de Promoção Social e Combate à Pobreza (Semps), Henrique Trindade, o superintendente da Transalvador, Fabrizzio Muller, e a presidente da Limpurb, Kátia Alves.

Cerca de 300 mil pessoas participaram da Fan Fest em dez dias de apresentações no Farol da Barra, comprovando o sucesso da organização do evento que prossegue até domingo, dia da final. A SMS contabilizou durante o período 318 atendimentos em Postos Médicos Avançados (PMAs) instalados no entorno da Arena Fonte Nova e na região da Barra, sem casos de gravidade. Desse total, 48 foram estrangeiros. Grande parte dos casos foram cefaleia ou efeitos em decorrência do consumo de bebida alcoólica. Não houve atendimentos por casos de agressão nem necessidade de remoção de pacientes para outras unidades de saúde.

A organização para limpeza das áreas impactadas pelo Mundial também foi exitosa: a Limpurb recolheu 1.009 toneladas durante o evento, incluindo os bairros Imbuí e Plataforma, onde os jogos também foram transmitidos. Também receberam destaque os sanitários climatizados, que foram, inclusive, pauta da imprensa nacional. Dos 444 pontos de sanitários disponibilizados para o evento, 60 eram climatizados. Mais de 1,3 mil agentes de limpeza estavam envolvidos com as ações nas regiões impactadas.

Na área social, foi intenso também o trabalho para coibir o trabalho infantil ou atender jovens em situação de vulnerabilidade. Foram realizadas no período 4.289 abordagens no Centro Histórico, entorno da Arena Fonte Nova, Barra, Imbuí e Plataforma. Estavam exercendo algum tipo de trabalho, como catadores de material reciclável, 164 jovens. As ações, administradas pela Semps, também incluíram entrega de pulseirinhas para identificação de menores e materiais educativos, encaminhamento para Centros de Referência e Assistência Social (Cras).

Segundo o prefeito, a organização dos serviços serve como experiência para as Olimpíadas. "Vamos aproveitar essa boa imagem que Salvador deixa na Copa do Mundo para trazer ainda mais turistas quando o Brasil voltar a ser o centro das atenções do esporte mundial, o que mostra ser fundamental investir em grandes eventos numa cidade com forte característica turística. Agora, a partir a Copa do Mundo, vamos investir cerca de R$ 5 milhões na promoção da cidade nos outros estados do Brasil e em outros locais do mundo. Isso servirá, inclusive, para beneficiar a cadeia econômica ligada a turismo", afirmou.

Trânsito e Transporte – A Transalvador garantiu a acessibilidade de baianos e turistas à Arena Fonte Nova nos seis dias de jogos através de 42 barreiras e desvios de trânsito instalados no entorno do estádio, que contribuíram para a chegada mais rápida e segura dos torcedores. Em seis dias de jogos, as linhas especiais transportaram 55 mil pessoas, utilizando uma média de 150 ônibus que partiram de nove diferentes pontos da cidade, como Jardim dos Namorados, Shopping Barra e Salvador Norte Shopping. A ação garantiu agilidade na chegada e no retorno – 50 minutos após o término da partida foi o tempo médio para a Arena estar completamente vazia.

Cerca de 10 mil pessoas utilizaram o serviço de táxi nos dias de evento, totalizando um pouco mais de 60 mil torcedores transportados, com 2,6 mil veículos à disposição por dia, distribuídos em cinco diferentes pontos no entorno da Arena - Campo da Pólvora, Sammar, Civil, Metrô e Galés. Os torcedores puderam também chegar à Arena a pé, utilizando o Elevador Lacerda ou o Plano Inclinado Gonçalves. Apenas o Elevador Lacerda transportou uma média diária de 18.500 usuários (totalizando 111 mil nos seis dias). Já o Plano manteve a média de 3.500 pessoas por dia (21 mil no total).