Até o final deste mês, toda a Orla de Salvador vai ganhar mil novas mudas de coqueiros, em uma ação realizada pela Prefeitura por meio da Secretaria Cidade Sustentável (Secis). A intenção é recompor o coqueiral característico da capital baiana e, para a realização da iniciativa entre São Tomé de Paripe e a praia de Aleluia, foram investidos cerca de R$500 mil.

A operação envolve aproximadamente 50 profissionais e o primeiro passo é a identificação das áreas carentes de vegetação. Em seguida, é realizado o plantio das mudas, que passam por um processo de adaptação, adubação e manutenção permanente até a planta mostrar sinais de enraizamento e as folhas verdes começarem a aparecer. Dentro das ações de manutenção, os coqueiros são regados duas vezes ao dia.

De acordo com o gestor da Secis, André Fraga, as mudas escolhidas possuem altura de dois metros e são oriundas de uma área com clima tropical, similar ao de Salvador, facilitando a adaptação e favorecendo o desenvolvimento. “Os coqueiros são considerados árvores-símbolo da cidade litorânea. Sendo assim, essa ação da Prefeitura acaba se integrando às ações de requalificação da orla e de demais áreas da cidade, mostrando que Salvador esta sendo cuidada”, pontua Fraga.

O plantio é efetuado desde o início de dezembro de 2014 e já contabiliza mais de 500 mudas fincadas. Na Orla de Jardim de Alah, estão sendo plantadas um mínimo de 150 mudas. Nas mediações à antiga sede do Bahia, na Boca do Rio, o número chega a 100 unidades. Para a execução do serviço trabalham aproximadamente 50 profissionais. Além do plantio, os coqueiros recebem manutenção e são regados duas vezes ao dia.