Toda vez que Salvador era atingida pelas chuvas, Cátia Santos Freitas, 37 anos, ficava apavorada pelo medo de ver seu lar desmoronar. Há três anos, ela, que mora desde criança em uma casa localizada na parte alta da encosta da Rua José Sales, na Fazenda Grande do Retiro, presenciou um deslizamento de terra quase arrastar um dos cômodos de seu imóvel.

Agora, Cátia não tem mais motivos para se preocupar. Nesta sexta-feira (29), o prefeito ACM Neto inaugurou a nova obra de contenção e estabilização da encosta da comunidade, em um evento que integra as comemorações de 470 anos da fundação de Salvador.

A estrutura possui 1.246 metros quadrados e beneficiará aproximadamente 200 famílias que possuem casas próximas ao local, em região que era de alto risco, proporcionando mais tranquilidade e segurança em dias de chuva.

"Quero aproveitar este momento em que Salvador completa 470 anos para dar minha singela contribuição. Há seis anos, no período das chuvas, esta região ficava intransitável, oferecendo risco aos moradores que viviam nas áreas de encostas. Tivemos que conviver com o drama das vítimas e demais moradores que perderam suas casas, porque essa encosta deslizou. Então, é muito importante poder retornar hoje, quando Salvador completa 470 anos, para inaugurar mais esta obra de contenção. os investimentos feitos apenas com as cinco encostas do Bom Juá somam R$ 30 milhões. Isso é mais que o dobro do que foi investido na requalificação da orla da cidade", afirmou o prefeito.

A encosta ganhou contenção de concreto e solo grampeado, técnica para evitar deslizamentos de terra. A intervenção foi realizada pela Secretaria Municipal de Infraestrutura e Obras Públicas (Seinfra), com recursos provenientes do Ministério da Integração Nacional. O investimento foi de R$ 1.748.385,47.

A contenção de encosta da Rua José Sales também ganhou escadaria. Antes os moradores tinham que se arriscar em subir um declive precário, com degraus improvisados pelos moradores. "Meu neto e meu filho chegaram a cair. Agora tá mais seguro para subir e descer", disse Verinalva dos Santos, de 62 anos, moradora do local há 42 anos.

Durante o evento, o prefeito recebeu um troféu da Central de Lideres Comunitários, em reconhecimento aos trabalhos realizados nas comunidades carentes.