O Plano Verão Sem Mosquito, promovido pela Prefeitura por meio do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), teve o resultado divulgado na manhã desta sexta-feira (29), no Centro Integrado Familiar (Ceifar), localizada no bairro de Tancredo Neves. As atividades de combate ao mosquito Aedes aegypti, realizadas de novembro do ano passado até este mês de março, resultaram na redução de 57,7% dos casos confirmados de dengue em Salvador.

O plano envolveu ações educativas e inspeções por diversos bairros de Salvador. Além das residências e bocas de lobo, a iniciativa também passou pelos postos de saúde, hotéis, praças e escolas. As festas populares também não ficaram de fora. Antes e após os festejos, inclusive no Carnaval, as bocas de lobo dos circuitos onde aconteciam as apresentações receberam a aplicação de inseticida utilizando a borrifação com UBV (Ultrabaixo Volume). A intenção foi de diminuir a infestação do vetor na fase adulta. Ao todo, 2.500 locais foram inspecionados.

A subgerente de Arboviroses do CCZ, Isolina Miguez, destaca o trabalho realizado pelos agentes e a importância da contribuição da população. “O nosso trabalho é em prol da saúde da comunidade. É um trabalho preventivo, onde orientamos a população a não descuidar da sua residência nem do seu entorno, para evitar um possível surto das arboviroses. Se cada morador fizer a sua parte, a soma dos esforços será muito mais significativa para a diminuição do foco do mosquito transmissor das doenças”, declarou.

Foram mais de 1.500 agentes trabalhando durante o Verão - a estação é a ideal para proliferação intensa dos mosquitos e conta com a grande circulação de turistas na cidade. Os esforços que resultaram na diminuição de casos confirmados de dengue são motivo de grande satisfação para a subgerente, que já está planejando o plano de ação para o próximo Verão.

“O balanço é muito positivo. É o resultado de todo trabalho que vem sendo feito tanto pelo CCZ quanto pelos moradores – muitas vezes, quando chegamos em suas residências, já nos mostram os vasos de plantas com areias e os tanques e caixas d’águas vedados, por exemplo. Continuaremos com as nossas ações para que possamos cada vez mais reduzir esse número, nos tornando referência para a Bahia”, completou.

Dados – Em 2019, foram notificadas em Salvador 87 ocorrências de dengue, quatro para zika vírus e 16 para chikungunya. Os dados correspondem ao período de 30 de dezembro de 2018 a 2 de fevereiro de 2019. No mesmo período do ano passado, a Vigilância Epidemiológica da SMS notificou 235 ocorrências suspeitas para dengue, cinco para chikungunya e 13 de zika.