Os quatro dias da grande festa de Réveillon organizada pela Prefeitura do Salvador no bairro do Comércio, de 29 dezembro a 1º de janeiro, vão contar com a atuação de 1.424 policiais militares para garantir a segurança do público. A expectativa da PM é que, a cada dia, mais de 50 mil pessoas assistam aos shows na Praça Cairu, sendo que, na virada do ano, esse número deve chegar a 100 mil. A Guarda Municipal também estará presente com 653 agentes, apoiando o trabalho de prevenção à violência e fazendo a proteção ao patrimônio da cidade.

Entre os nomes que se apresentarão ao longo dos quatro dias do evento estão Carlinhos Brown, Saulo Fernandes, Vanessa da Mata, Cláudia Leitte e Jorge e Matheus. No dia da virada, sobem ao palco Ivete Sangalo e Pablo, entre outros artistas. Já no dia 1º, acontece o já tradicional show de Daniela Mercury e convidados (veja a programação completa em www.viva2015.salvador.ba.gov.br). Também parte das festividades, no dia 28 acontece a Feira da Cidade, na Feira de São Joaquim, com apresentações do Otto e Baiana System. A PM e Guarda Municipal estarão atuando em todas as festividades.

Segundo o comandante da 16ª Companhia Independente do Comércio, major Roberto Araújo, cinco pórticos serão instalados nas áreas de acesso à área principal dos shows da Praça Cairu para coibir a entrada de itens que possam oferecer riscos à integridade dos participantes do evento. “Por conta disso, é importante que as pessoas não levem para o local objetos como garrafas ou vasilhames de vidro, fogos de artifício, sombrinhas e guarda-chuvas que podem causar ferimentos. Quem tiver portando esse tipo de material não terá acesso ao local principal da festa”, frisou, lembrando que a medida visa garantir a segurança público.

O major explicou que o efetivo fará o patrulhamento em viaturas de duas e quatro rodas e também a cavalo, trabalho realizado pela Polícia Montada. Três Postos de Comando de Serviço vão funcionar no local. Eles ficarão localizados nas proximidades da Igreja da Conceição da Praia, Elevador Lacerda e Mercado Modelo. Mesmo com todas as medidas de segurança, o comandante advertiu que o público deve evitar levar para local da festa itens de grande valor, como celulares de última geração, correntes e relógios.

Já a Guarda Municipal, além de apoiar o trabalho da PM, vai atuar na proteção ao patrimônio público e dando suporte a outros órgãos do município, a exemplo da Transalvador e das secretarias da Ordem Pública e da Saúde. De acordo com o gerente de Operação da Guarda, outra atribuição dos agentes será facilitar o deslocamento dos artistas que se apresentarão durante o evento.