Campo do Conjunto dos Bancários, no Stiep, está sendo reformado e deve ser entregue ainda este mês

O futebol é o passatempo predileto do pedreiro Valdeir dos Santos Silva, de 35 anos, sendo 25 deles como morador do Conjunto dos Bancários, no bairro do Stiep. Por conta dessa paixão pelo esporte, ele considera benéfico para localidades como a que vive o trabalho de construção e reforma de campos e quadras esportivas realizado pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Promoção Social, Esporte e Combate à Pobreza (Semps). O espaço recebe os últimos reparos no vestiário, além de cuidados com o entorno e questões de acessibilidade, e deve ser entregue ainda este mês.

"Trabalho em diversas comunidades e vejo que muitas ainda contam com campos de barro ou quadras improvisadas em estacionamentos. Algumas nem isso tem, e os meninos partem para a criminalidade. Por isso mesmo é muito importante que os governos cuidem dos espaços que já existem e construa outros para os moradores dos bairros", disse o pedreiro. De acordo com Silva, nos fins de tarde e em finais de semana, o campo dos bancários reúne dezenas de praticantes de futebol, sendo que muitos têm no espaço o único equipamento de lazer perto de casa.
Opções de lazer e alternativas para a prática de atividades físicas, os campos e quadras proporcionam diversos benefícios para a saúde, além da promoção social do cidadão. Desde 2013, 76 campos ou quadras foram entregues, construídos do zero ou requalificados, a exemplo dos campos das Pedreiras, em Santa Luzia do Lobato, e Daniel Além, em Mirantes de Periperi, ambas no Subúrbio Ferroviário. Outros 60 equipamentos têm obras em fase final de execução.
Outros 84 equipamentos tiveram as obras concluídas e devem ser inaugurados até o final deste ano - como no caso do campo do Conjunto dos Bancários, totalizando 220 espaços entregues até dezembro. O campo do conjunto possui capacidade para equipes com oito jogadores cada e conta com alambrado, vestiário com banheiro e sala de reunião para abrigar a associação de moradores do local.

"Esse trabalho busca prestar serviços essenciais para a parcela mais necessitada da população soteropolitana, contribuindo para o desenvolvimento de uma cidade mais humanizada. Além disso, o esforço visa garantir mais uma opção para a prática de atividade física e manutenção da saúde. Esses espaços movimentam ainda a vida social das comunidades por meio de reuniões familiares, de amigos, aniversários, auxiliando no desenvolvimento de escolinhas de iniciação esportiva, com foco principal na formação do cidadão, na criação de diversos campeonatos de futebol e de modalidades olímpicas", explica Edmílson "Pombinho" Machado, titular da Diretoria Geral de Esporte e Lazer da Semps.