Projeto Salvador Esporte e Cidadania visa transmitir bons hábitos, educação e disciplina para jovens de Salvador

Cerca de 150 crianças e adolescentes entre 7 e 17 anos estão descobrindo, através do esporte, valores como bons hábitos, educação e disciplina nas aulas de futebol de salão e voleibol nas quadras da Praça Luiz Antônio Sande de Oliveira, em Ondina. A iniciativa é possibilitada pelo projeto Salvador, Esporte e Cidadania, realizado há quatro anos em parceria entre a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Promoção Social, Esporte e Combate à Pobreza (Semps), e a ONG Peito Aberto.

As aulas são realizadas às segundas, quartas e sextas-feiras, sempre pela manhã e à tarde. Os jovens passam por testes de habilidades motoras, fundamentos e, todas as sextas-feiras, é realizada atividade de avaliação para verificar a evolução de cada um. Segundo o professor Ricardo Santana, coordenador do projeto, a ação é uma ferramenta para passar a questão de bons hábitos, educação, disciplina, para os jovens. "No fundo, eles aprendem o futebol de forma lúdica, mas com objetivo maior de formar o cidadão.”

A doméstica Joselice Lopes, 60 anos, acompanhava as atividades do neto, Samuel Silva, de seis anos. Segundo Joselice, o neto está bem mais disposto, melhorando bastante também o convívio dentro de casa. Para Samuel, a atividade é legal e o futebol tem ajudado tanto na escola quanto em casa, pois passou a prestar mais atenção nas aulas e ajudar nas tarefas domésticas.

O auxiliar Paulo Cesar é tio de Luane dos Santos, de seis anos, uma das crianças que participam do projeto. Ele também aprova a participação da menina e afirma que ela melhorou muito depois que começou a participar das aulinhas. "Ela gosta muito daqui. Dá pra perceber a alegria dela quando tem o futebol.”

Para participar, os pais devem comparecer para inscrever os jovens, que precisam apresentar cópia da Carteira de Identidade, comprovante de residência e atestado escolar. As aulas acontecem sempre às segundas, quartas e sextas-feiras pela manhã, das 8h às 11h, e à tarde das 14h às 17h. As inscrições ocorrem durante todo o ano até preencher o total de vagas. No final do ano, os jovens vão participar de uma atividade dos parceiros, com distribuição de brindes e festival interno de competição de voleibol e futebol de salão.