A passagem da chama olímpica dos Jogos Rio 2016 por Salvador teve início na manhã desta terça-feira (24), com visitas pontuais aos principais pontos históricos e culturais da capital baiana. A abertura do Revezamento da Tocha começou às 9h50 do Largo do Pelourinho, um dos pontos mais representativos da cidade, ao som da banda Olodum, que proporcionou momentos de alegria e emoção ao público e aos condutores.

O secretário Jorge Khoury, do Escritório Salvador Cidade Global e titular do Comitê Municipal Rio 2016, ao encontrar o atleta paralímpico, Marcelo Collet, primeiro condutor da chama na capital, declarou ter ficado satisfeito com a escolha do representante não apenas por ter sido indicado pelo município, mas principalmente pela história que ele significa para o esporte e a inclusão.

“A população foi bastante receptiva, mostrando a hospitalidade típica do povo soteropolitano. A cidade está em festa e reitero que está preparada para receber o torneio de futebol dos Jogos Rio 2016, de 4 a 13 de agosto. O dia de hoje tem um simbolismo muito importante porque a passagem da chama é o anúncio oficial da chegada dos Jogos. O grande diferencial de Salvador foi inserir ao longo do trajeto da tocha as manifestações artísticas que representam a cultura da cidade. No encerramento do primeiro trecho, na Igreja do Bonfim, a apresentação de baianas, Afoxé Filhos de Gandhy e Samba do Pretinho. Escolhas muito simbólicas”, afirmou o secretário.

Rapel - Ao deixar o Pelourinho, ainda sob o ritmo do samba-reggae, a tocha seguiu em direção à Praça Municipal, onde a banda feminina Didá aguardava a chegada da condutora Mariana Martins que, por sua vez, passou a tocha para Gilson Nascimento, a quem coube descer o Elevador Lacerda de rapel, em um espetáculo único que encantou adultos e crianças.

A ação inusitada teve duração aproximada de cinco minutos e transportou o a tocha até a Praça Cairu, no bairro do Comércio, onde, em frente ao Mercado Modelo, a estudante Rebeca Estefane da Silva, aluna da Escola Municipal de Plataforma e atleta de ginástica rítmica desportiva há nove anos, esperava ansiosa para iniciar sua participação na condução do símbolo olímpico.

Rebeca participou de vários torneios regionais e estaduais, e alcançou 4ª posição nos jogos escolares da juventude de Salvador, em 2015. Enquanto aguardavam a chegada dos condutores, soteropolitanos e turistas assistiam maravilhados à apresentação de uma roda de capoeira que, seguido de um trio nordestino, animava os presentes no Mercado Modelo.

“Queremos mostrar o que o brasileiro tem de melhor, como as tradições e a cultura. Começar o dia em Salvador, no Pelourinho, é uma prova disso, pois aqui é o coração cultural da cidade. O ritmo do Olodum deu o compasso para um dia incrível. O calor dos soteropolitanos está se unindo à chama olímpica numa energia que vai chegar até a cerimonia de abertura dos Jogos Rio 2016. E Salvador faz parte dos jogos com as partidas de futebol. Queremos ver a Fonte Nova lotada no mesmo clima que estamos vendo aqui hoje”, declarou Carla Marques, representante do Comitê Rio 2016, que também acompanhava o cortejo.

Bonfim – Parte da comitiva que acompanhou a tocha na subida da Colina Sagrada, rumo à Igreja de Nosso Senhor do Bonfim, a advogada baiana Eliana Mendes se emocionou com a passagem do revezamento. "O momento foi ótimo, porém muito mais rápido do que eu imaginava. Vim prestigiar a passagem da tocha em minha cidade. Esse é um momento histórico e gostaria de mostrar isso aos meus filhos. Então, eu estou muito emocionada por ela ter passado aqui em Salvador, por ela estar na Colina Sagrada, que é um ponto histórico da cidade e meu lugar especial de devoção. Estou emocionada, mas acho que poderiam ficar mais tempo para render homenagens do Senhor do Bonfim e receber sua bênção".Do Bonfim, a chama olímpica seguiu para a Avenida Paralela.

Confira o roteiro do revezamento durante a tarde:

Trecho 2 - Paralela - Av. Manoel Dias da Silva

14h - Av. paralela (Alphaville) - Caminho da Tocha

14h15 - Av. Orlando Gomes - Caminho da Tocha

14h40 - Av. Octávio Mangabeira - Caminho da Tocha

16h Jardim Armação - Quabales e Garampiola

17h - Av. Manoel Dias (Pituba) - Caminho da Tocha

Trecho 3 - Dique - Farol da Barra

17h30 - Dique do Tororó - Remo; Bateria do Apaxes e Trio Nordestino

18h - Av. Centenário - Caminho da Tocha

18h30 - Morro do Cristo - Coreto Elétrico

18h40 - Av. Oceânica - Caminho da Tocha

19h - Farol da Barra - Acendimento da Pira de Celebração

Praça da Celebração/Farol da Barra

16h - Atividades Culturais; DJ's e shows de: Jammil, Thiaguinho, Daniela Mercury e Jota Quest.