Com a chegada da Tocha Olímpica dos Jogos Rio 2016 a Salvador, na próxima terça-feira (24), os órgãos da Prefeitura intensificam os preparativos para tornar inesquecível a passagem do símbolo maior da competição pela capital baiana. A atuação das secretarias ocorre em diversas frentes: manutenção, trânsito, transporte, saúde e segurança. Além disso, dois servidores municipais e uma aluna da rede municipal de educação participarão do revezamento.

Trânsito – Para viabilizar a passagem da tocha, a Transalvador já preparou um esquema especial, que fará a interdição progressiva dos trechos da cidade por onde a chama passar, de forma que seja alterado o mínimo possível o cotidiano da capital baiana. O Plano Operacional de Mobilidade para o evento será apresentado integralmente à população nneste (21), em coletiva à imprensa que será realizado às 10h no Teatro Gregório de Mattos.

Manutenção - Dentre as atividades desenvolvidas pela Secretaria de Manutenção (Seman) para assegurar toda a infraestrutura, necessária para que o evento transcorra sem sustos, estão a preparação e conservação dos canais de micro e macrodrenagem, intensificação das operações tapa-buracos e poda de árvores.

Segurança - Para reforçar a segurança do evento, os trabalhos da Guarda Municipal terão início ainda na segunda-feira (23) e a atuação ocorrerá em parceria com o Batalhão de Operações Especiais (Bope) da Polícia Militar. A guarda atuará no Revezamento da Tocha com cerca de 70 agentes civis. Na ocasião, o Grupamento Especial de Motociclistas (GEM), participará com seis motos, integrando a escolta principal, juntamente com a Transalvador, além de cinco viaturas do Grupamento de Rondas da Capital (Rondac), que atuarão no fechamento dos comboios. Durante o percurso, cinco escolas servirão de ponto de apoio com a presença de guardas. A ação contará ainda com a apresentação da banda de música da Guarda no Dique do Tororó e na Praça da Inglaterra, no bairro do Comércio.

Saúde - Serão disponibilizadas para o evento duas ambulâncias avançadas e duas motolâncias. Na Praça de Celebração, na Barra, haverá uma estrutura fixa de atendimento formada por um posto médico avançado em ônibus, com uma equipe formada por médico, enfermeira e três técnicos de enfermagem. Essa unidade ficará instalada a Rua Dias D’ Ávila, próximo ao Farol, no horário das 19h à 1h.

A Vigilância Sanitária voltará sua atenção para doenças de transmissão hídrica e alimentar, bem como vetorial, animais sinantrópicos e peçonhentos, causas externas, agravos relacionados ao trabalho e violência, doenças emergentes, reemergentes, eventos inusitados, surtos e epidemias, doenças advindas de eventos químicos, biológicos, radiológicos e nucleares e intervenções relacionadas a produtos e serviços de interesse à saúde.

Fiscalização - A Secretaria Municipal de ordem Pública (Semop) garante o ordenamento na cidade durante a passagem da tocha por Salvador. Cerca de cem agentes de fiscalização irão atuar por todo o percurso, com atenção especial para pontos críticos, como Pelourinho, a Colina Sagrada, no Bonfim, Jardim de Alah, Dique do Tororó e Barra. Além disso, a Semop irá cadastrar 100 vendedores ambulantes para a festa que acontece no Farol da Barra, no evento de encerramento.

Limpurb e Codesal - A Empresa de Limpeza Urbana de Salvador (Limpurb) realiza serviços de varrição, pintura, lavagem de vias, roçagem e coleta de lixo no circuito por onde passará o símbolo olímpico. As ações ocorrerão antes, durante e após a passagem da tocha, e contará com uma frota de 21 veículos e 228 agentes. E mais: durante toda a semana que antecede a passagem da tocha por Salvador e na própria semana do evento, a Subcoordenadoria de Análise do Clima da Codesal tem monitorado a situação do tempo na capital baiana, com o objetivo de prevenir possíveis incidentes.