Órgãos municipais se mobilizam nos preparativos finais para receber grande evento mundial

Letreiros de promoção turística de Salvador instalados na Praça Municipal e em frente ao Farol da Barra estão com nova roupagem. Ambos receberam plotagens em homenagem ao Revezamento da Tocha Olímpica, lembrando que a cidade também será sede das Olimpíadas 2016, permanecendo dessa forma até o final do mês. Essa é mais uma das ações da ampla programação do Revezamento da Tocha, que contará com diversas apresentações culturais durante sua passagem pela cidade, na próxima terça-feira (24).

Secretarias que integram o Comitê Municipal dos Jogos Rio 2016 se reuniram nesta quarta-feira (18) para que apresentassem suas atividades operacionais durante o Revezamento da Tocha. O encontro, capitaneado pelo Escritório Salvador Cidade Global (ESCG), teve como objetivo promover o engajamento de todos os procedimentos, adequando as orientações do Comitê Rio 2016 às características da cidade.

“O encontro afirmou a coesão da equipe municipal, que precisa atuar de maneira complementar. A mobilidade, por exemplo, é importante ser conhecida por todos, pois é quem norteia as demais áreas envolvidas. Para cada megaevento, a cidade tem se aprimorado tecnicamente. E isso nos dá tranquilidade para receber a população nas ruas”, observou o secretário Jorge Khoury, titular do Comitê Municipal dos Jogos Rio 2016 e gestor do ESCG.

Trânsito – Para viabilizar a passagem da tocha, a Transalvador já preparou um esquema especial. “O trânsito será interditado progressivamente para alterar o mínimo possível o cotidiano da cidade, e todo o itinerário da tocha terá sinalização com placas específicas”, explicou Fabrizzio Muller, superintendente da Transalvador. O Plano Operacional de Mobilidade para o evento será apresentado integralmente à população no próximo sábado (21), em coletiva à imprensa que será realizado às 10h no Teatro Gregório de Mattos.

No que se refere à infraestrutura, a ênfase está nas ações de caráter preventivo e corretivo dos principais corredores de tráfego e no percurso do revezamento. Dentre as principais atividades desenvolvidas pela Secretaria Municipal de Manutenção (Seman) estão a manutenção e conservação dos dispositivos de microdrenagem e macrodrenagem, operações tapa-buracos, poda de árvores e desobstrução dos sistemas de microdrenagem.

Saúde e Vigilância Sanitária – Serão disponibilizadas para o evento duas ambulâncias avançadas e duas motolâncias. Na Praça de Celebração, na Barra, haverá uma estrutura fixa de atendimento formada por um posto médico avançado em ônibus, com uma equipe formada por médico, enfermeira e três técnicos de enfermagem. Essa unidade ficará instalada a Rua Dias D’ Ávila, próximo ao Farol, no horário das 19h à 1h.

A Vigilância Sanitária voltará sua atenção para doenças de transmissão hídrica e alimentar, doenças de transmissão vetorial, animais sinantrópicos e peçonhentos, causas externas, agravos relacionados ao trabalho e violência, doenças emergentes, reemergentes, eventos inusitados, surtos e epidemias, doenças advindas de eventos químicos, biológicos, radiológicos e nucleares e intervenções relacionadas a produtos e serviços de interesse à saúde.

Segurança – A Guarda Municipal começará a atuar na véspera do evento, na segunda-feira (23), na companhia do Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope) da Bahia, quando será realizada a segurança da área restrita à equipe - condutores e técnicos -, que descerão o Elevador Lacerda de rapel na manhã do dia seguinte. Ao longo da rota, e pontos e situações estratégicas, a Guarda Municipal estará presente desde o Pelourinho até o encerramento, no Farol da Barra com o acendimento da pira, também prestando apoio aos demais órgãos municipais envolvidos na realização do evento.

Proteção às marcas – Para garantir a exclusividade dos direitos dos patrocinadores oficiais do Revezamento da Tocha Olímpica Rio 2016 - Coca-Cola, Bradesco e Nissan -, o Grupo de Trabalho de Proteção às Marcas desenhou um plano operacional que atuará desde o credenciamento de ambulantes – que serão padronizados com kits fornecidos pela Coca Cola – até a ação de fiscalização. Na véspera do evento, a Secretaria Municipal de Ordem Pública (Semop) fará uma varredura no trajeto da Tocha, e no dia disponibilizará equipes à frente do comboio.