0
0
0
s2sdefault

No próximo dia 24 de maio, Salvador entra oficialmente no clima dos Jogos Olímpicos Rio 2016 com o Revezamento da Tocha, que passará por diversos pontos da cidade e contará com a participação de atletas, ex-atletas e cidadãos comuns, além de uma programação cultural que promete mobilizar soteropolitanos e turistas. Os detalhes da ação foram divulgados pelo prefeito ACM Neto e pelo gestor do Escritório Salvador Cidade Global, Jorge Khoury, também coordenador do Comitê Municipal para os Jogos Rio 2016, em coletiva realizada nesta quinta-feira (13), no Palácio Thomé de Souza. O evento contou ainda com as presenças do Gerente de Cidade Rio 2016, Roberto Maron; da cônsul da Grécia, Miriam Souza; de gestores municipais e alguns dos participantes do revezamento.

O prefeito salientou que o evento servirá como uma oportunidade importante de divulgação de Salvador para o Brasil e para o mundo. Para isso, tanto na passagem da tocha quanto na realização dos Jogos Olímpicos de Futebol, em agosto, a capital baiana já realiza preparação semelhante à ocorrida no período da realização da Copa do Mundo, quando se tornou uma das cidades mais bem avaliadas pelos visitantes no período da competição. A iniciativa de 2014 trouxe um legado a Salvador, a exemplo do reposicionamento da cidade como um dos principais destinos turísticos do Brasil e aumento do fluxo de turistas estrangeiros.

 “Vamos iniciar uma campanha de promoção turística da cidade no início deste mês, em Barcelona, na Espanha, o que permitirá chamar a atenção das pessoas que vão atravessar o oceano para vir ao Brasil que conheçam também Salvador. Além da consolidação do calendário de eventos, com programação cultural no período dos jogos, os turistas também vão aproveitar uma nova orla e novos equipamentos, como os fortes que foram entregues ontem completamente recuperados pela Prefeitura”, afirmou o prefeito, referindo-se aos espaços Carybé das Artes e Pierre Verger de Fotografia, instalados respectivamente nos fortes São Diogo e Santa Maria, na Barra.

 O gestor do Escritório Salvador Cidade Global, Jorge Khoury, lembrou que o Revezamento da Tocha é realizado em 362 cidades, sendo que cerca de 80 são chamadas de Cidades-Celebração e apenas três destas recebem o símbolo no dia anterior e se despedem no dia seguinte: Salvador, São Paulo e Rio de Janeiro. “A expectativa que a gente tem é que, com esses trajetos que incluem os principais pontos turísticos da cidade, consigamos ajudar na atração turística do município”, completou.

Um dos participantes do revezamento e uma das esperanças de medalha nos Jogos  Paralímpicos Rio 2016, o atleta baiano de Remo Renê Pereira ressaltou a honra de participar de um evento histórico na cidade. “Recebi o convite com bastante felicidade, com orgulho, participando deste momento histórico para o estado e para o país e, principalmente, por estar conduzindo a tocha na minha modalidade esportiva, justamente no local onde comecei no esporte, o Dique do Tororó”, exclamou.

Rota - A passagem da tocha que anuncia a chegada dos Jogos Olímpicos Rio 2016 na cidade terá percurso de 35 quilômetros de extensão e envolverá 153 condutores, mais de 20 apresentações artísticas e culturais e deve ser cumprida em 12 horas. Dividido em três trechos, o evento terá início no Largo do Pelourinho, será encerrado no início da noite, no Farol da Barra, com o acendimento da Pira, em um momento de celebração.

A rota da Tocha Olímpica terá início às 10h30, no Largo do Pelourinho, quando o primeiro condutor acenderá a chama em frente à Fundação Casa de Jorge Amado, ao som da percussão da Banda Olodum. Do Pelourinho, passa pelo Terreiro de Jesus, Praça Municipal – onde a banda de percussão feminina Didá fará uma apresentação -, e desce o Elevador Lacerda de rapel, seguindo até a Colina Sagrada, cumprindo um trajeto de 13 quilômetros com tempo estimado em duas horas.

Já na Cidade Baixa, a primeira parada da chama será no Mercado Modelo, onde será recepcionada por uma roda de capoeira e um trio nordestino. Daí, o comboio segue pelas Avenidas Miguel Calmon e Jequitaia. No Largo dos Mares haverá outra parada estratégica para apresentação da Orquestra de Pandeiros.  Os próximos passos são a Avenida Fernandes da Cunha, Largo de Roma – onde para na Praça Irmã Dulce ao som da Orquestra do maestro Fred Dantas -, Avenida Luiz Tarquínio, Largo da Boa Viagem, Monte Serrat – onde no forte haverá uma manifestação cultural com o Rixô Elétrico - e chega finalmente à Colina Sagrada, onde será esperada na Igreja do Senhor do Bonfim por baianas e pelo afoxé Filhos de Gandhy.

Segundo trecho - Previsto para começar às 14h, o segundo trecho do Revezamento da Tocha em Salvador abrange a região da orla, em uma referência a extensão e importância do litoral soteropolitano. Este trajeto compreende 18 quilômetros e está estimado em 3h20 minutos, e tem início na Avenida Paralela, passa pelas Avenidas Orlando Gomes, Otávio Mangabeira – onde faz um pit stop no Jardim Armação com apresentações da Banda Quabales e do Minitrio Garampiola -, encerrando na Avenida Manoel Dias da Silva, na altura da Rua Espírito Santo.

Terceiro trecho - O último trecho da Chama Olímpica será do Dique ao Farol da Barra, um percurso de aproximadamente cinco quilômetros. O horário inicial está agendado às 18h com tempo de execução estimado em uma hora. Saindo do Dique, o condutor seguirá pela Avenida Presidente Costa e Silva e faz sua primeira parada na quadra do Apaxes - onde será saudado pela bateria do bloco carnavalesco que, há 47 anos, desfila no Carnaval de Salvador em defesa da preservação da etnia indígena.

No Dique, o Revezamento da Tocha promete momentos emocionantes. Está previsto que um condutor faça a travessia dessa lagoa artificial em um Single Skiff, passando pelas esculturas em homenagem aos Orixás. Daí o comboio segue em direção à Praça Mangabeira, Avenida Centenário, sobe o Morro do Cristo – onde o Coreto Elétrico se apresenta –, segue pela Avenida Oceânica e chega ao Farol da Barra, local onde estará instalada a Praça de Celebração.

 Um dos pontos altos do evento, a Praça de Celebração oferecerá uma programação cultural em formato de festival de música, quando diversas atrações acontecerão simultaneamente. A grande expectativa é a chegada da Chama Olímpica para o acendimento da Pira da Celebração por 30 minutos, seguida dos shows do cantor Thiaguinho e das bandas Jota Quest e Jammil, além de apresentação de DJs.

Serviços Municipais - Responsável pelo planejamento, gestão de tráfego, serviços de saúde, limpeza e gestão de resíduos e ações de proteção às marcas, o Comitê Gestor Municipal garante o funcionamento da cidade simultaneamente à realização do Revezamento da Tocha, tendo sob sua liderança o escritório Salvador Cidade Global (ESCG) e outros 24 órgãos da Prefeitura, entre secretarias e superintendências.

Jogos - A estreia de Salvador nos Jogos Olímpicos Rio 2016 será no dia 4 de agosto com a rodada dupla do torneio masculino de futebol. A Arena Fonte Nova sediará às 17h a partida entre México e Alemanha, uma das mais esperadas. Atuais campeões olímpicos, os mexicanos também venceram o Brasil na final dos Jogos de Londres 2012. Favoritos, os jogadores alemães entram em campo com uma base acostumada a grandes competições em seus clubes na Europa. A disputa seguinte, entre as seleções de Fiji e Coréia, às 20 horas também promete emoções. No dia 7, as mesmas seleções voltam a se enfrentar em Salvador, dessa vez teremos Fiji contra o México, às 17h e Alemanha versus Coréia, às 20h.

Conceituada entre o público como uma das melhores arenas do país, a Arena Fonte Nova receberá no total dez partidas do torneio de futebol feminino e masculino, sendo todas rodadas duplas. Ainda na primeira fase, haverá no dia 9 de agosto dois jogos femininos: Austrália x Zimbábue (16h) e Nova Zelândia x França (19h).

Há uma grande expectativa em torno do dia 10 de agosto, quando a Seleção Brasileira joga contra a Dinamarca, às 22h. Antes, às 19h há o jogo Japão e Suécia. Única Cidade do Futebol no Nordeste, Salvador receberá ainda duas partidas do torneio, uma feminina e outra masculina, na fase de quartas de final. Dia 12 a seleção feminina do 2 º do Grupo E joga contra o 2 º do Grupo F. E no dia 13/8 se enfrentam, no masculino, o 1º do Grupo B e 2º do Grupo A.

0
0
0
s2sdefault

Fale Conosco

O seu canal de comunicação com o nosso site. Caso tenha dúvidas, sugestões ou solicitações de serviços, por favor, mande mensagem que teremos prazer em respondê-la.

Enviando...