Uma inciativa da Coordenação de Esportes da Secretaria Municipal de Promoção Social, Esporte e Combate à Pobreza (Semps) está motivando crianças e adolescentes da Boca do Rio e de Itapuã. O Programa de Iniciação Esportiva ministra aulas de futebol, futebol de salão, vôlei, basquete, tênis, atletismo e artes marciais para jovens de comunidades carentes e alunos de escolas municipais. O subcoordenador de Esportes, Everaldo Souza, afirma que a aceitação do projeto veio após muito trabalho, e que hoje, com reorganização e apoio da inciativa privada, a ação está atraindo um grande número de adeptos.

O programa conta com dois pólos de atividades: as quadras localizadas na orla da Boca do Rio e no Centro Esportivo Armindo Biriba, em Itapuã. O corpo de professores de educação física conta com 10 profissionais e 15 estagiários, que atendem 180 jovens no espaço de Itapuã e outros 120 na orla. “Além dos esportes já oferecidos, estamos tentando trazer de volta as aulas de vôlei de praia e implantar o triathlon, para variar as atividades e motivar cada vez mais as crianças”, salientou Souza. Mais de cinco mil crianças, dos seis aos 15 anos, já passaram pelo projeto. Muitas vão além e só deixam de participar aos 18 anos.

As aulas acontecem de segunda à sexta-feira, pela manhã e à tarde. A preferência, principalmente entre os garotos, é pelo futebol. É o caso do jovem Cauã Oliveira, de nove anos. Morador da comunidade conhecida como Irmã Dulce, Cauã já jogava bola na rua e conheceu o projeto depois que a mãe o apresentou. “Gosto muito daqui e quero ser jogador de futebol”, disse o estudante. O jovem Ícaro Sampaio, de oito anos, assim como Cauã, também curte futebol e diz que o rendimento na escola até melhorou. Morador do Bananal, Ícaro conta que já fez muitos amigos e que deseja continuar praticando esporte quando ficar mais velho.

Para participar do projeto é preciso estar matriculado na escola, com frequência regular e bom desempenho.