Iniciativa de funcionários da instituição e ONG Faro Digital visa ampliar inclusão digital e modernização das ferramentas de pesquisa

Uma união entre a comunidade e o município. Assim, com o objetivo de ampliar a inclusão digital, a Fundação Gregório de Mattos (FGM), em parceria com a ONG Faro Digital, montou um infocentro na Biblioteca Municipal Edgar Santos, na Ribeira. O projeto foi criado por iniciativa dos funcionários da biblioteca e de um morador, Fábio Bastos, cuja família também é frequentadora do espaço, como forma de retribuir o conhecimento recebido através da leitura e pesquisa do material do ambiente, que possui um acervo composto de livros literários, infanto-juvenis, didáticos, periódicos e coleção de referência.

A gerente de Arquivos, Biblioteca, Livros e Museus da FGM, Lucimar Oliveira, afirma que a iniciativa era uma necessidade de modernização do espaço. “É uma forma de atrair mais público para a biblioteca, principalmente os mais jovens, com acesso remoto à internet e à pesquisa online”, disse. Além disso, o infocentro também tem como intuito aproximar a comunidade do serviço, fazendo com que os cidadãos também se sintam responsáveis pelo espaço.

O membro da ONG Faro Digital e idealizador do projeto junto à FGM, Fábio Bastos, conta que era assíduo do espaço e, anos depois, tornou-se profissional da área de informática. Com a evolução dos meios informativos, ele viu o fluxo de pessoas reduzindo e decidiu que era preciso tomar uma iniciativa para tornar o espaço de maior interesse público novamente. “Hoje as pessoas ficam mais dentro de casa e não procuram uma convivência social ou não tem essa condição por questão financeira. Por isso, decidi implementar o projeto para que as pessoas possam usar a biblioteca como um local de encontro, de debate e dar também oportunidade a quem não tem equipamento em casa, tendo um local onde possa usar internet de forma gratuita”.

Hoje o infocentro conta com cinco computadores conectados à internet, todos doados e requalificados para uso público. Bastos lembra que o projeto, feito junto com funcionários, vive de doações de equipamentos de pessoas que contribuem e adotam a iniciativa. “Se tiver um lugar que possa frequentar e buscar esse conhecimento, é sempre interessante. A ideia é que venha a crescer com o tempo e estamos batalhando para que isso vá para outros lugares também, como creches e associações de moradores, fomentando cada vez mais o nível cultural da população”.

As filhas de Bastos também são frequentadoras da biblioteca. A mais nova, Jade, de 17 anos é aluna da rede pública e sempre que tem necessidade recorre ao espaço para pesquisa com os colegas. Segundo o pai, é uma forma de unir o útil ao agradável, "passando conhecimento de pai para filha”. A Biblioteca Municipal Edgard Santos fica localizada na Avenida Porto dos Mastros, s/n, na Ribeira. O telefone para contato é o (71) 3312-6714.