Trinta e oito estudantes de graduação e pós conheceram de perto rotina de trânsito na cidade, dentro do projeto Transalvador Universidade Aberta

Depois da Universidade Federal da Bahia (Ufba), o projeto Transalvador Universidade Aberta, desenvolvido pela Superintendência de Trânsito (Transalvador), recebeu mais uma turma de estudantes, desta vez da Universidade Salvador (Unifacs). A visita contou com a presença de 38 alunos de graduação em Arquitetura e Urbanismo e de mestrado e doutorado em Desenvolvimento Regional e Urbano, na sede do órgão, na quinta-feira (8). A intenção foi de ampliar o conhecimento e abrir possibilidades de pesquisa na área de mobilidade urbana. No próximo dia 26, é a vez da turma de graduação em Urbanismo da Uneb participar do projeto.

Dentro da programação foram realizadas mini-palestras sobre Gestão e Projetos de Trânsito, Aplicação e Processamento de Multas, Educação para o Trânsito e Monitoramento e Ações de Fiscalização. A ação incluiu ainda uma visita técnica guiada às instalações da autarquia e ao Núcleo de Operação Assistida (NOA).

Para a professora da Unifacs Márcia Couto Mello, doutora em Desenvolvimento Regional e Urbano, a importância do projeto é facilitar o acesso da comunidade acadêmica às fontes de pesquisa oferecidas pelo poder público. “O objetivo é estimular a pesquisa sobre mobilidade, já que essa é uma questão de Salvador e também de outros centros do mundo. Nossa cidade vive um momento muito particular, com inserção de novos equipamentos de mobilidade como o metrô e o BRT. É o momento de repensar o trânsito”, disse.

Adequar futuros projetos às rotinas de planejamento e fiscalização da cidade é um dos objetivos do projeto. Alinhada com a proposta, a estudante de Arquitetura e Urbanismo Raissa Siqueira acredita que trabalhos recentes de sua turma são viáveis, como a melhoria de fluxo em áreas comerciais e a implantação de faixas elevadas para a travessia de pedestres para redução de acidentes.

Raissa tem interesse em projetos urbanos que vão além de construções isoladas, pretendendo adequar suas propostas ao contexto urbano, inclusive ao trânsito. “Sou interessada em Urbanismo, por isso quero entender como essa área funciona, abrindo perspectivas de pesquisa para embasar meu trabalho de conclusão de curso”, afirmou.