O Programa IngreSSAr segue com inscrições abertas para estudantes de Salvador que pretendem se preparar para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Desenvolvida pela Secretaria Municipal de Políticas Para Mulheres, Infância e Juventude (SPMJ), a iniciativa oferece curso pré-vestibular gratuito destinado a jovens em situação de vulnerabilidade social, com o objetivo de viabilizar o acesso de estudantes a ensino, revisão e dicas para o exame.

A inscrição é feita em duas etapas. Na primeira, os interessados devem preencher o formulário de inscrição, disponível no site https:// ingressar. salvador. ba. gov. br/ sistema/ view/ cadastro.php, até as 17h do próximo dia 1º. Na segunda etapa, os jovens devem entregar a documentação exigida até as 16h do dia 5 de julho, na sede da SPMJ, localizada na Avenida Estados Unidos, 397, Condomínio Cidade do Salvador, 5º andar, no Comércio.

Estão aptos a participar da iniciativa jovens entre 16 e 29 anos, moradores de Salvador ou regiões metropolitanas que sejam estudantes ou oriundos da rede pública de ensino da capital. Também podem participar da ação beneficiários do Bolsa Família que estejam cursando ou sejam egressos do 3° ano do ensino médio ou da Educação de Jovens e Adultos (EJA) na rede pública de ensino, além de bolsistas integrais em escolas particulares no ensino médio, cadastrado no Cadastro Único que tenha renda familiar de até três salários mínimos ou renda per capita de até meio salário mínimo.

Para a secretária da SPMJ, Fernanda Lordêlo, o Ingressar é uma política pública da Prefeitura de Salvador que visa combater a exclusão social e contribuir para que os jovens em situação de vulnerabilidade tenham condições de concorrer em pé de igualdade com os demais estudantes por uma vaga no ensino superior. “Na pandemia, a desigualdade se aprofundou e muitos não tiveram recursos para se adaptar ao ensino on-line. Através do IngreSSAr, esses jovens terão bolsas 100% gratuitas em cursinhos pré-vestibulares e poderão se preparar melhor para o Enem”.