O clima junino tomou conta das escolas da rede municipal de ensino de Salvador. Na tarde da quinta-feira (15), os alunos da Escola Municipal João Lino, no Pelourinho, estiveram no Largo Tereza Batista para festejar o “arraiá” da escola. Bandeirolas, vestidos de chita e chapéu de palha mantiveram a tradição do evento.

Com a presença dos pais, os pequenos dos Grupos II a V puderam celebrar os festejos de São João com canjica, laranja, bolo, amendoim, milho e muito forró. “Estou muito feliz hoje. A gente pode brincar, dançar e comer”, comemorou o aluno Lucas Daniel, de cinco anos.

No local houve apresentações das turmas de alunos e a participação do trio de forró Abafafá, formado por mulheres, sendo uma delas aluna da escola. Irreverente e combatente, a banda tem o propósito de expandir o acesso, a inclusão e (re)existência de pessoas negras e indígenas no universo da arte da cultura e do fazer popular.

“A escola finaliza hoje uma sequência de vivências relacionadas às festas juninas que favorecem aos educandos a ampliação do seu universo linguístico e cultural, pois a festa junina constitui uma temática rica, que nos possibilitou explorar diversos tipos de linguagem”, opina a diretora da João Lino, Rita Natividade.

Reportagem: Carlos Alberto Ribeiro/Secom