O programa tem como objetivo atender a uma das metas do Programa Nacional de Educação, que é incentivar a universalização da educação infantil na pré-escola para crianças de 4 a 5 anos.

Os primeiros cartões do Primeiro Passo começaram a ser entregues nesta quinta-feira (12) pela Prefeitura do Salvador. O programa é desenvolvido através das secretarias de Promoção Social, Esporte e Combate à Pobreza (Semps), de Educação (Smed) e de Saúde (SMS), e tem como objetivo atender a uma das metas do Programa Nacional de Educação, que é incentivar a universalização da educação infantil na pré-escola para crianças de 4 a 5 anos. O programa destina R$50 por criança de 0 a 5 anos que pertença a uma família beneficiária do Bolsa Família e que não esteja matriculada em uma creche pública.

Um dos locais de entrega foi a unidade da Prefeitura-Bairro do Cabula, localizada na Rua Silveira Martins. De acordo com o subprefeito da região, José Miguel Bastos, a unidade tem capacidade para atender até 50 candidatos por dia ao Primeiro Passo. “Os interessados poderão cadastrar e retirar os cartões nas sete unidades da Prefeitura-Bairro existentes, além das escolas municipais credenciadas”, lembrou.

Os interessados em participar do Primeiro Passo podem agendar o atendimento por meio do número 156 ou comparecer a uma das unidades da Prefeitura-Bairro do Cabula, Cajazeiras, Cidade Baixa, Centro/Brotas, Subúrbio/Ilhas, Itapuã e Pau da Lima, de segunda-feira a sexta-feira, das 8h às 12h e de 13h às 17h, ou ainda pela Internet, através do endereço www.primeiropasso.salvador.ba.gov.br. São exigidos documento de identificação do responsável, RG ou certidão de nascimento do dependente (criança de 0 a 5 anos), além de um comprovante de residência. O limite é de três crianças por família, podendo ser ampliado no caso de gêmeos. É preciso ser beneficiário do Bolsa Família.